Plataforma de lançamentos do GPA quer otimizar investimento da indústria

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Alessandra Morita -

Maior precisão e retorno das ações realizadas pelos fornecedores são algumas premissas do Novo no Pão, que combina uma série de “fortalezas” da empresa


Foto: Divulgação

Combinar as diversas oportunidades de visibilidade nas lojas físicas e no canal online com dados individualizados dos consumidores e a possibilidade de utilizar uma série de ferramentas para se comunicar especificamente com as pessoas que as marcas querem. Esse é um resumo bastante breve do que o GPA busca oferecer aos fornecedores que desejam tornar seus lançamentos conhecidos do público por meio da sua plataforma Novo no Pão, que foi renovada com ainda mais funcionalidades no último ano. Em contrapartida, a companhia consegue oferecer esses produtos com exclusividade aos clientes durante um certo período. 

Para Joaquim Sousa, diretor-executivo comercial do GPA, precisão e retorno do investimento das iniciativas realizadas são duas importantes vantagens para os fornecedores. “A indústria pode acompanhar o que está acontecendo com o lançamento diariamente, quantas unidades em cada loja estão disponíveis e as vendas realizadas, ou seja, é uma informação bastante granular”, comenta o executivo. 

A geolocalização é um dos benefícios agregados à plataforma. Ela permite selecionar consumidores de localidades específicas para serem impactados pelos conteúdos dos lançamentos por meio, por exemplo, das redes sociais. Imagine que essa segmentação possa ser feita por uma uma indústria que prefira colocar inicialmente esforços de demonstração e de promotores numa região – digamos, o ABC paulista – para entender a dinâmica de ações envolvendo o novo produto. 


Foto: Divulgação

Outra possibilidade que vem atrelada ao Novo no Pão é o fornecedor conhecer melhor os consumidores dos seus produtos, o que permite inclusive direcionar os investimentos na mídia. Sempre obedecendo às regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), isso é possível a partir das informações do perfil de compras dos clientes que utilizam os programas de fidelidade da companhia. 

Alcance e renovação do sortimento

A possibilidade de gerar uma alta visibilidade para os lançamentos vem de diversas frentes:

- O GPA conta com cerca de 700 lojas. Nelas, são inúmeras as soluções destinadas ao trade, como telas digitais em diversos setores, que permitem veiculação de conteúdo das marcas, materiais em gôndola, etc.

- 2 milhões de clientes por semana apenas nas lojas da bandeira Pão de Açúcar

- 2,6 milhões de seguidores da marca nas redes sociais

- Milhões de visualizações de vídeos no Tik Tok. O número varia bastante, mas recentemente o da campanha “Felicidade Pode Ser” foi tão bem-sucedido, que obteve um alcance de 100 milhões de views

- 20 milhões de usuários dos programas de fidelidade da companhia

Esse portfólio está à disposição dos fornecedores que aderem ao Novo no Pão, cuja gestão fica na área comercial, mas em parceria com o marketing e o setor de supply. A ideia é que todo o processo de inclusão do lançamento no sortimento da empresa – do cadastramento, passando pelo pricing, até as gôndolas das lojas – aconteça rapidamente

Para se ter uma ideia, entre os produtos das indústrias, a estimativa é de que 30% do sortimento seja renovado anualmente considerando trocas de embalagens e itens 100% novos que chegam ao mercado. Esse último grupo tem girado em torno de 250 lançamentos relevantes para o consumidor, que podem ser rapidamente apresentados aos consumidores pelo Novo no Pão. 

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