Pets: e-commerce é alternativa para concorrer com lojas especializadas

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Sheila Hissa - redacao@savarejo.com.br -

Confira também os investimentos das gigantes Nestlé e Unilever no segmento

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A concorrência com o canal especializado sempre foi acirrada para o varejo alimentar, mas o crescimento do e-commerce surge como alternativa para ser mais competitivo

Foto: FREEPIK

A Unilever entrou há poucos meses no segmento de cuidados com pet, mas tem um projeto ambicioso que inclui o alimentar. Os produtos já estão presentes em redes globais e regionais e vão ocupar prateleiras em todo o Brasil a partir de setembro, quando chegará ao Norte e Nordeste.

Outra fabricante, a Pet Society , investiu R$ 35 milhões em nova fábrica, depois de enxergar no aumento de vendas para o consumidor final uma oportunidade de maior crescimento. A empresa atende tradicionalmente o ecossistema pet (veterinários, tutores, pet shops) com produtos de higiene e bem-estar. No ano passado, ela avançou em faturamento 26%, índice superior à média do setor, que ficou em 13,05%, segundo informou. No segmento de alimentos para cães e gatos, a movimentação também é grande. A Nestlé Purina vai desembolsar R$ 1 bilhão na construção de um novo parque industrial em Santa Catarina para atender a demanda crescente do Brasil e se tornar uma plataforma de exportação para outros países. O varejo alimentar também é alvo dos investimentos da indústria.

Embora a concorrência com os pet shops seja forte, o avanço do e-commerce muda um pouco o cenário. Se a loja física nem sempre oferece espaço para um sortimento adequado, o e-commerce cria possiblidades bem mais competitivas.

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Estréia Brulhenta

A Unilever ingressou no mercado pet há apenas nove meses, mas com um projeto ambicioso que começa pelo próprio posicionamento. “Queremos oferecer algo raro no segmento de pet care no Brasil: produtos que respeitam os animais em sua essência”, diz Rodrigo Visentini, diretor de customer marketing home care e pet da empresa. Em outras palavras: cuidar dos bichinhos sem humanizá-los.

Em entrevista para SA Varejo, Visentini conta que a Unilever está entrando no mercado com a linha de higiene de pelos (shampoos, condicionadores e toalhas umedecidas), higiene do ambiente (granulado sanitário e tapetes higiênicos) e limpeza (desinfetantes; limpa-pisos, lava-utensílios, detergente multiúso em pó e aromatizador). São 17 SKUs.“Por enquanto, os limpadores de pisos despontam como principal item, enquanto os lenços umedecidos e o tapete se destacam rapidamente”, afirma o executivo. Segundo o diretor, o varejo alimentar tem um papel importante para a Unilever e, por isso, conta com um plano de distribuição e execução sendo implementado em lojas físicas e digitais. “Ativamos a marca em TV aberta no primeiro semestre e continuaremos a apresentá-la nas plataformas digitais”, acrescenta. Agora em setembro, a empresa consolida a distribuição nacional, abrangendo Estados do Norte e alguns do Nordeste.O desenvolvimento das três linhas foi feito em parceria com veterinários, especialistas da Unilever, centros de inovação e certificação SEAC (Centro de Segurança e Garantia Ambiental).

Segundo Visentini, Cafuné é a primeira marca do mercado de pet care com produtos que trazem em sua composição extratos naturais, livres de parabenos e corantes ou silicones, além de opções sem fragrâncias. A nova linha da Unilever conta com 17 SKUs, segmentados em itens de higiene dos pelos e do ambiente e para limpeza

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OPORTUNIDADE PARA O VAREJO ALIMENTAR
Para a fabricante, o varejo alimentar tem um importante papel. Daí a nova linha contar com um plano abrangente de distribuição e execução voltado para lojas físicas e para o digital

Premiunizando as vendas

A Nestlé Purina não tem parado de investir no segmento pet food. Em agosto do ano passado, lançou o Purina One, a primeira marca super premium do varejo alimentar. Sua distribuição começou em São Paulo e no Sul do País e agora se estende para o Nordeste e o Rio de Janeiro. “O alimentar tem grande relevância nas vendas da empresa”, diz Elisa Nagayama, responsável pelo trade marketing de categoria na companhia. Ela observa que o shopper vem simplificando sua jornada e concentrando as compras em um só lugar, o que favorece o canal alimentar. A Nestlé Purina também relançou outros produtos a fim de premiunizar a categoria, como o alimento úmido para gatos Fancy Feast. Neste ano, trouxe ao mercado versões com ingredientes funcionais, como quinoa, batata-doce e colágeno para atender a expectativa de saudabilidade do shopper. E lançou no Brasil a marca Felix, uma das marcas bilionárias da Purina global.

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Vendas online triplicam

A aceleração digital e a automatização da gestão de dados fizeram as vendas de Purina no online triplicarem no último ano. “A maioria dos aspectos cotidianos do off line foi adaptada para as vendas no e-commerce do cliente”, comenta Elisa. “A compra de espaço se converteu em banners, nossos materiais de ponto de venda viraram ecotents e, para facilitar a jornada do shopper, contamos com a LETT, que atua com nosso batalhão de promotores online”, complementa. Elisa acredita que o segmento pet food tem elevado potencial para vendas digitais, já que a representatividade no mercado ainda é pequena se comparada com a europeia e americana.

Desafio do sortimento. Para ganhar maior relevância nas lojas físicas, os alimentos exigem um sortimento amplo, com itens para todas as idades e portes de bichinhos, além de diferentes gramaturas. E o ideal é que a exposição seja por segmentos para guiar o shopper no processo de compras. Elisa Nagayama, da Nestlé Purina, afirma que a empresa tem realizado diversas ações nas lojas físicas, como abordagem no PDV para explicar os diferenciais das marcas, além de promoções com cashback e sorteio de grandes prêmios

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INOVAÇÕES
A Purina One tem um posicionamento super premium e é destinada ao canal alimentar. Outra marca de maior valor agregado é a Fancy Feast, que lançou produtos com ingredientes naturais.

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