Perdas de hortifrútis aumentam com ondas de calor: entenda como se prevenir

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Bárbara Fernandes -

Natural da Terra, Justo e especialista compartilham estratégias para evitar o desperdício e potencializar a categoria, que é uma das principais geradoras de fluxo no varejo


Foto: Divulgação

Nas últimas semanas, as ondas de calor intenso trouxeram uma série de consequências, entre elas, o aumento das perdas no varejo alimentar. Mesmo se o nível das temperaturas não alcançar os altíssimos patamares de algumas semanas atrás, é um fato que, na estação mais quente do ano, a tendência é que alguns produtos, principalmente os perecíveis, se tornem impróprios para o consumo mais rapidamente. Esse é o caso de muitos itens de hortifrúti, pois o etileno, gás natural das frutas responsável pelo seu amadurecimento, é freado pelo frio, e com o calor a maturação dos itens é acelerada

Pensando nisso, SA+ Ecossistema de Varejo conversou com um especialista e duas redes que se destacam pela qualidade de seu hortifrúti: Natural da Terra , com lojas físicas e venda online, e o Justo , supermercado 100% digital. Confira abaixo as estratégias aplicadas por esses varejistas para garantir os melhores resultados na categoria durante os períodos de calor, que se estenderão pelos próximos meses.

Primeiramente, para evitar ao máximo o desperdício é preciso garantir que o volume de compras esteja de acordo com o giro convencional. Além disso, o acondicionamento e o armazenamento precisam ser feitos de forma cautelosa, indica Lauro Júnior Bueno, CEO e especialista em varejo na Unitrier Assessoria .

“O ideal é manter um equilíbrio entre colaboradores bem treinados e processos bem ajustados e cuidadosos entre compra, transporte, recebimento, abastecimento, manipulação, manutenção de área de vendas e a venda propriamente dita”, afirma Bueno. 

Camila Cremonez, gerente de prevenção de perdas do Natural da Terra, afirma que períodos de calor intenso normalmente podem aumentar em até 1 p.p. (ponto percentual) as perdas nesse setor se comparado aos meses com temperaturas mais amenas. Uma das medidas da empresa é realizar uma inspeção de qualidade nos CD 's, onde são avaliados critérios como maturação, brix e calibre. As lojas da rede são equipadas com bancas refrigeradas para garantia da qualidade dos produtos mais sensíveis na área de vendas.

Enquanto isso, no Justo os itens chegam diariamente e são alocados nos CDs climatizados. Os produtos que não estão de acordo com o padrão da empresa, mas que são elegíveis para o consumo são doados para instituições sociais sem fins lucrativos. Posteriormente, podem ser enviados para venda por um custo menor pela plataforma da B4Waste. Para garantir que os produtos atendam o padrão de qualidade, ainda é compartilhado com os fornecedores uma ficha técnica que possui parâmetros como maturação, coloração, calibre, peso médio, entre outros, que são validados pelo time de qualidade da empresa. 

“Orientamos todos os produtores regionais, incluindo 20 famílias de pequenos agricultores, sobre a melhor forma de manipular e cuidar de cada produto para que ele se mantenha fresco e intacto. Além disso, o veículo de transporte que traz os produtos para o Justo deve atender alguns requisitos para garantir a qualidade durante a logística”, conta João Carlessi, head comercial e de planejamento da varejista.

No Natural da Terra os itens mais afetados pelas altas temperaturas são mamão, tomate e morango, enquanto no Justo, são as folhagens. Lauro Júnior Bueno, da Unitrier, alerta ainda sobre a banana, a batata e hortaliças de forma geral, com destaque para a couve, o cheiro verde e a salsinha. 

Em relação ao transporte, Bueno ressalta que o ideal é ter caminhões refrigerados e evitar pegar sol. Já as duas redes de varejo realizam as entregas e transferências à noite ou no início da manhã para aproveitar os momentos mais frescos do dia e reduzir o desgaste nos caminhões. 

Segundo Camila, do Natural da Terra, a rede faz pedidos diários de frutas e legumes, já as folhas são entregues diretamente pelo fornecedor e toda a equipe é treinada para garantir a priorização do acondicionamento conforme a sensibilidade dos itens.

Para garantir o frescor, Bueno indica a utilização de vascas que acondicionam e mantêm as verduras umidificadas. Porém, caso o varejo não possua esse equipamento o ideal é realizar a umidificação manual com frequência. “A exposição em balcões refrigerados também prolonga a vida útil desses produtos”, complementa.

A tecnologia também pode ser uma aliada. Nas duas redes são aplicadas implementações com Inteligência Artificial. No Natural da Terra isso é feito por meio do ressuprimento automático no FLV, controlando os pedidos loja a loja e operando com estoques mais enxutos.

Com todas as suas vendas concentradas no ambiente online, o Justo garante uma integração em tempo real do estoque com a plataforma digital, possibilitando que seja solicitado ao produtor somente o necessário de acordo com a demanda. Seus algoritmos trabalham com modelos preditivos a partir dos padrões de consumo dos clientes considerando fatores como quando, com que frequência e por quem determinado produto é consumido .

“Se há um produto com estoque elevado em nossas prateleiras, nosso algoritmo automaticamente dispara uma promoção personalizada para os clientes que costumam pedir aquele item”, conta Carlessi. Sendo assim, o cruzamento desses e outros dados ajudam a projetar a quantidade dos pedidos e quando solicitar cada produto dos fornecedores, reduzindo ao máximo os estoques e armazenamento, explica o executivo.

Utilizar embalagens especiais ou alguma técnica ou tribologia específica para prolongar a vida útil dos FLV em condições de calor extremo é uma boa recomendação. Entretanto, Bueno alerta que esse movimento deve ser feito com cautela, avaliando o impacto dos custos, tanto das embalagens quanto da manipulação/produção, de forma que justifique o processo. 

Um diferencial que as redes podem aplicar é na orientação dos consumidores para manter a frescura dos alimentos em casa. Nesse sentido, o Natural da Terra faz contato dentro das lojas e nas mídias sociais, disponibilizando um material didático e tirando dúvidas identificadas no dia a dia. 

“Orientamos quanto às formas corretas de armazenamento e higienização, apresentamos a possibilidade de congelar produtos para aumentar a durabilidade, fazer molhos ou ainda receitas adequadas para diferentes estágios de maturação”, conta Camila.

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