Páscoa deve trazer um crescimento de 8% a 10% neste ano

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Reportagem SA+ -

Entenda quais são os novos formatos e principais desafios que varejistas vão enfrentar para impactar os shoppers


Foto: Divulgação

Mesmo que ainda seja um ícone da Páscoa, o consumo de ovos de chocolate vem apresentando redução do crescimento. O shopper tem diversificado sua cesta pascoalina com bombons e barras, que cresceram, respectivamente, mais de 60% e 30%, de acordo com levantamento da Horus. 

Por isso, a indústria tem buscado se adaptar e vem criando produtos diferenciados, com menor desembolso, e alternativas ao tradicional chocolate em formato de ovo, como as barras recheadas e caixas com embalagem presenteável.

64,7% e 59,2% Participações em volume e valor, respectivamente de chocolates e bombons no varejo alimentar na Páscoa 2023

30,7% e 34,1% Volume e valor das barras de chocolate nos meses de março e abril do ano passado

1,7% e 5,5% Volume e valor dos ovos e chocolates no período de Páscoa no varejo alimentar em 2023

Fonte: Horus | Canal: Total C&C e AS | Geografia: Total Brasil | Período: março e abril de 2023


Chocolate de dinossauro? O Carrefour na França desenvolveu por meio de sua marca própria um formato diferenciado. O chocolate de dinossauro surpreendeu o público que estava acostumado a somente associar a data aos coelhos, chamando a atenção de crianças e jovens. Foto: Simone Terra

Estimativas de vendas para 2024

Este ano, a Páscoa foi antecipada para março, o que pode ser mais um desafio, já que, além de ser fim de mês, antes do pagamento, ainda está muito próxima dos gastos de festas, férias e início de ano, com impostos e início do ano letivo.

“A Páscoa será mais cedo, em 31 de março, e historicamente esse fator contribui para um período mais desafiador, pois as vendas dependem do desembolso disponível do shopper. Apesar disso, quando o objetivo é presentear, os ovos continuam atraindo, e ainda acredito em um cenário positivo com a melhora dos índices econômicos”, comenta
Renato Zanoni, responsável pelas operações comerciais da Ferrero no Brasil

 

Apesar disso, a previsão da Ferrero é que o mercado fique estável ou tenha uma pequena retração. Em 2023, a empresa cresceu 10% e 20%, respectivamente, em volume e valor em relação ao ano anterior.

“Acreditamos que ainda exista uma demanda reprimida de parte de nosso portfólio e por isso prevemos um crescimento de um dígito em volume e acima de 10% em valor. Ou seja, ainda vemos espaço para ganhar participação de mercado”, conta Renato Zanoni, responsável pelas operações comerciais da Ferrero no Brasil.

Mondelez  também espera um crescimento mais contido de cerca de 8%, conforme aponta Juliana Bonamin, vice-presidente de vendas da Mondelez Brasil. Além de menos dinheiro no bolso do shopper para gastar no varejo, há outro desafio que começa lá na indústria e impacta os preços finais: o aumento dos custos de insumos para a produção de chocolate.

Fernanda Sequetto, gerente de marketing da  Harald  no Brasil, diz que já no ano passado o preço do cacau aumentou 60%. “Equilibrar essa mudança drástica na operação minimizando o repasse para o consumidor exige um exercício de planejamento substancial”, explica.

O outro lado da questão

Fernanda espera crescimento tendo em vista essa tendência dos consumidores de buscar experiências mais personalizadas e sofisticadas, afastando-se da abordagem tradicional de simplesmente comprar ovos de chocolate. Por isso há uma aposta nas vendas de chocolates fracionados, coberturas e itens de confeiteiro.

Apesar dos desafios, o crescimento das vendas no período de Páscoa deste ano deve ser entre 8% a 10%, de acordo com expectativas do mercado em função da retração do consumo e aumento dos custos de produção do chocolate.

Indústria diversifica o mix para atender todos os bolsos durante a Páscoa

Matéria originalmente publicada na edição de fevereiro de 2024 da SA+ Ecossistema de Varejo. Leia a edição completa AQUI .

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