Mudança de exposição elevou em 41% as vendas de Batata Palha, produto comum nas refeições

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Com uma equipe focada no Gerenciamento por Categorias, PepsiCo já potencializou os resultados de mais de 20 redes em todo o Brasil

As vendas de batata palha cresceram, em média, 41% em número de unidades nos supermercados que seguiram as recomendações de mudança de exposição do GC  PepsiCo . Sabendo que o shopper enxerga o segmento como um acompanhamento de refeição, e não como um snack, a empresa recomenda que a execução seja feita no corredor de molhos, no qual há maior correlação de consumo, inclusive por ser uma categoria de compra planejada. Nessas mesmas lojas, a quantidade comercializada de salgadinhos em geral cresceu, de imediato, 12%.      

A iniciativa que trouxe ganhos positivos para o segmento de batata palha e o restante da categoria, é só um exemplo de como o trabalho de Gerenciamento por Categorias (GC) realizado pela PepsiCo tem potencializado os resultados em mais de 20 redes do varejo alimentar brasileiro.

Foto: Divulgação

Nesse processo, cada mudança no planograma de salgadinhos, por mais simples de implantar, é resultado de uma parceria vencedora com o varejo, na qual a PepsiCo utiliza toda sua expertise da categoria, que inclui diversos estudos atualizados sobre o shopper. Não por acaso, a empresa – dona de marcas como Lay's®, Doritos®, Ruffles®, Cheetos® – lidera o Gerenciamento por Categorias de salgadinhos no Brasil, o que tem gerado crescimento médio nas vendas da ordem de 30% nas lojas em que todas as etapas já foram implementadas.

Um detalhe interessante é que ao tornar, criteriosamente, o sortimento mais assertivo e relevante, é comum observar a redução de 10% a 15% na quantidade de itens. Melhor: com ganho de cobertura Nielsen superior a 10 pontos percentuais. Em outras palavras: saem do seu mix os produtos que ocupam espaço porém não geram resultado e, por outro lado, ganham destaque aqueles realmente valorizados pelo shopper e que contribuem para um desempenho elevado da categoria no seu supermercado, principalmente em R$/KG e rentabilidade.

Como capitã de categoria, a PepsiCo também se baseia em pesquisas para garantir maior visibilidade aos salgadinhos nas lojas, uma vez que a compra não costuma ser planejada, mas por impulso. Por essa razão, o trabalho de GC vai além do ponto natural e envolve ainda a definição dos espaços mais adequados para receber pontos extras. Tudo para elevar sellout, tíquete médio e rentabilidade de toda a categoria.   

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