Índice de ruptura cai 1,7 p.p. em fevereiro

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Reportagem SA+ -

Apesar da queda, os preços dos itens continuam em ascensão com destaque para o arroz, ovo e azeite


Foto:  Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

Em fevereiro, os índices de ruptura chegaram a 13,6%, o que representa uma queda de 1,7 p.p. na comparação com o mês anterior. Itens como o ovo, azeite e arroz apresentaram queda na indisponibilidade e alcançaram índices de 18,3% 16,6% e 9,5%, respectivamente. Já outros produtos como o leite (16,1%) e feijão (11,3%) não tiveram alteração significativa no comparativo entre os meses.

Os dados são de uma pesquisa da Neogrid e também demonstram que apesar da diminuição, os preços desses produtos continuam em ascensão. O ovo, por exemplo, subiu 10% em fevereiro em relação a janeiro deste ano, enquanto o azeite teve aumento de 5,4% e o arroz de 12,8%

O preço médio por litro do leite também aumentou (+3,35%) e segundo dados da Embrapa, os principais motivos pela alta são a conjuntura internacional e a fraca demanda interna, somados à estagnação da produção brasileira de leite em 34 bilhões de litros anuais.

Por fim, o valor do feijão também subiu (+4,23%) e de acordo com a previsão do IBGE haverá uma queda de 2,8% na safra em relação a 2023 por conta das mudanças climáticas, algo que pode elevar ainda mais o preço do quilo do alimento.

Para Robson Munhoz, diretor de Customer Success da Neogrid, essa alta de preços é comum no início do ano e é responsabilidade estratégica do varejo mitigar o repasse do aumento dos fornecedores aos consumidores

O executivo também comenta sobre a queda na ruptura entre janeiro e fevereiro. "A elevação da ruptura em janeiro é um fenômeno natural do mercado, assim como a subsequente queda no mês seguinte - reflexo do término do ciclo de negociações e da normalização do abastecimento".

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