Grupo Mateus apresenta alta no lucro e receita líquida durante último trimestre de 2023

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Reportagem SA+ -

As lojas em maturação, com até 3 anos, representaram 59% da receita bruta total


Foto: Divulgação

Durante o último trimestre de 2023, o Grupo Mateus atingiu uma receita líquida de R$ 7,5 bilhões, uma alta de 24,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. As despesas operacionais do 4T23 totalizaram R$ 1,1 bilhão, representando 15,1% da receita líquida do período. 

As lojas em maturação (com até 3 anos) representaram 59% da receita bruta total da companhia e as vendas em mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) caíram de 11,7% para 8,8%.

Excluindo os efeitos extraordinários, o Ebitda totalizou R$ 561,4 milhões, um aumento de 47,8%, com margem Ebitda de 7,5%.

Na mesma base de comparação, o lucro líquido cresceu 25% e totalizou R$ 388 milhões, enquanto o lucro bruto teve uma alta de 27,8% e atingiu R$ 1,6 bilhão

Por segmento, os atacarejos apresentaram um crescimento de 32,6% na receita bruta, totalizando R$ 4,8 bilhões e representando 56,2% da receita bruta total do Grupo. O desempenho em mesmas lojas também contribuiu, com um avanço de 5,7%.

Enquanto isso, o varejo atingiu receita bruta de aproximadamente R$ 2,1 bilhões, sendo que as lojas de hiper/super registraram um crescimento de 11,8%, e as lojas da bandeira Camiño observaram um aumento de 10,3%. 
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Em relação à expansão, durante o período o Grupo Mateus abriu 12 lojas, sendo11 no formato de atacarejo e um de supermercado. O foco da companhia foi Pernambuco, que recebeu seis novas lojas, incluindo marcos importantes como a inauguração das primeiras unidades em Recife e Olinda. A empresa também ampliou sua presença em Maceió no Alagoas com a abertura de dois atacarejos.

Acumulado do ano 

No acumulado de 2023, a companhia atingiu uma receita bruta de R$ 30,2 bilhões, um crescimento de 23% em relação ao ano anterior e um desempenho de mesmas lojas de 8,5%. O segmento do varejo registrou receita bruta de R$ 7,8 bilhões, um aumento de 14,2% no mesmo comparativo e o atacarejo alcançou R$ 16,6 bilhões, 30,7% a mais do que em 2022. 

A receita líquida foi de R$ 26,8 bilhões, alta de 23%, e o Ebitda totalizou R$ 2 bilhões com margem de 7,4%. Já o lucro líquido cresceu 20% totalizando R$ 1, 2 bilhão e o indicador Dívida Líquida/Ebitda foi de 0,3x, com endividamento líquido total de R$ 489,4 milhões e saldo de caixa de R$ 1,3 bilhão.

Ao todo, no último ano a companhia abriu 22 atacarejos e três supermercados.

Planos de expansão seguem para 2024

Em 2024 o Grupo continuará focado em seu plano de expansão, ampliando sua participação nos estados da Regional Nordeste e aproveitando as oportunidades para fortalecer sua presença no Maranhão com lojas de varejo. 

Jesuíno Martins, CEO do Grupo, conta que ainda há oportunidade de crescimento, mesmo nas regiões onde a empresa já possui presença consolidada. “A companhia manterá o foco no crescimento aliado à rentabilidade, além das melhorias no capital de giro, trabalhando para gerar valor para seus funcionários, acionistas e demais parceiros”, conta Martins.

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