Ferramenta faz rede ter aumento acima de R$ 400 mil no faturamento

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Reportagem SA+ -

A tecnologia traz uma gestão estratégica com dashboards e insights personalizados


Foto: Adobe Stock

Apenas no primeiro semestre deste ano o Floresta Supermarket registrou um aumento de R$ 416 mil no faturamento sobre produtos que apresentavam alguma inconsistência. O resultado foi obtido por meio de uma ferramenta chamada VIU Varejo, tecnologia de gestão estratégica que fornece dashboards e insights personalizados da Neogrid .

“As lojas podem conferir de forma assertiva os principais motivos de perdas em gôndola, desenvolver uma rotina diária de trabalho e permitir o acompanhamento dos resultados que são gerados a partir dessas ações dentro da plataforma”, explica Jeanderson Macêdo, gerente Regional do Floresta Supermercados.

Inicialmente, o Floresta buscou a empresa devido a desafios enfrentados na gestão assertiva dos itens Sem Venda em suas lojas. Segundo os próprios varejistas, eles precisavam de uma solução que minimizasse as perdas e aumentasse a lucratividade. 

Até o fim de 2022 havia uma ausência de um procedimento padronizado de operação nos estabelecimentos e um sistema de monitoramento eficaz das atividades relacionadas aos produtos. Assim, tornou-se necessário identificar quais lojas e práticas estavam em vigor, bem como avaliar os impactos financeiros resultantes das operações no varejo.

A rede já tinha uma parceria com a empresa desde 2019 e compartilhava seus dados de sell-out e estoque. Assim, e com a tecnologia nova, conseguiu obter dados mais significativos dos itens Sem Vendas e identificou com mais facilidade possíveis alertas. 

Além disso, o varejista relatou que a ferramenta auxiliou na análise dos principais erros, mensuração da performance e acompanhamento do impacto financeiro desses itens nas lojas.

Desde a implementação do VIU Varejo, a rede também diminuiu o uso de planilhas manuais e as tomadas de decisões sem dados concisos, passando por uma automatização das listas e relatórios

Desta forma, o processo de verificação dos itens Sem Venda passou a ser realizado por listas da Neogrid, o que proporcionou um aumento na receita da venda de produtos com baixa performance na gôndola.

Além disso, com o mapeamento completo de todos os produtos alertados como Sem Venda, o Floresta conseguiu medir seus PDV’s e ter mais indicadores para gerenciamento da equipe, além de definições mais estratégicas para o dia a dia.

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