Estudo revela que cerca de 80% dos consumidores compram itens de mercado em canais digitais

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Reportagem SA+ -

O principal meio utilizado são os aplicativos de delivery, como iFood e Rappi, representando mais de 54% das respostas

Foto: Stock Adobe

Estudo realizado pela SoluCX, mostra que 80% dos consumidores já fizeram algum tipo de compra de itens de mercado em canais digitais. O levantamento também mostrou que o principal meio utilizado são os aplicativos de delivery, como iFood e Rappi, representando mais de 54% das respostas. 

De acordo com Christiane Cruz Citrângulo, Head of Marketing & Loyalty do Grupo Pão de Açúcar, com a evolução do digital, é necessário olhar com atenção redobrada para todas as jornadas oferecidas, visando garantir uma boa experiência para o cliente. “A omnicanalidade é uma necessidade, mas também um desafio, pois precisamos manter o foco na experiência do cliente em todos nossos canais, sejam eles próprios ou de parceiros, como o iFood”, explica.

Apesar do crescimento do digital, as compras de itens de mercado em lojas físicas continuam sendo as com maior volume. Segundo o levantamento, 87,3% dos clientes ainda possuem o canal físico como principal escolha, e para 31% dos respondentes, o principal motivo é a variedade dos produtos.

Entre várias opções de formato de mercado, como hiper, super ou mini, o atacado é quem ganha a disputa pelo cliente. O estudo mostrou que 48% dos consumidores preferem fazer as compras nesse tipo de estabelecimento. Os supermercados e mercados de bairro aparecem em segundo lugar como principal escolha para 32,1% dos consumidores.

Olhar para a experiência dos clientes se tornou um desafio ainda maior com a evolução dos canais de compra e, encarar essa batalha é fundamental para uma marca que deseja se destacar frente ao mercado e aumentar seu poder de fidelização. 

Independentemente do canal, os clientes esperam experiências de excelência e aguardam serem encantados em suas jornadas. Atender essas expectativas é um dos pilares para o sucesso na era das experiências.

Para conseguir fidelizar os clientes em qualquer jornada, as empresas do varejo alimentar estão apostando em programas de benefícios e clubes de fidelidade para conquistar os clientes. Segundo o levantamento, 50,5% dos consumidores fazem parte de algum tipo de programa de benefícios em mercados.

“Os clientes que fazem parte do programa de fidelidade do GPA, que chamamos de “Cliente Mais”, tendem a ter um tíquete médio muito superior, pois direcionamos para ele promoções em produtos que ele costuma consumir, o que alavanca suas compras”, explica a especialista.
O estudo revelou ainda que o preferido dos usuários é o de Cashback, representando 41,6% das respostas.

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