Especialista da Geofusion destaca pontos fundamentais para o sucesso uma campanha promocional

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Reportagem SA+ -

“É importante ter em mente que não há uma estratégia única que funcione para todas as lojas, pois cada negócio é único e cada segmento possui características específicas", comenta Isabela Albuquerque


Foto: Adobe Stock

A análise de dados é o ponto de partida de toda promoção, na visão de Isabela Melnechuky Cavalcanti de Albuquerque, gerente de produtos de dados da Geofusion , empresa especializada em análise de dados e soluções de inteligência geográfica de mercado. Essa etapa é essencial nas campanhas de trade marketing, pois mensura os resultados obtidos com a ação.

Esse será um dos assuntos abordados na próxima edição do Trade Connection, que ocorre dia 4 de junho no espaço Pró Magno, na Zona Norte de São Paulo. Ano passado o evento reuniu 1.300 pessoas, e este ano será ainda maior. Clique aqui e e garanta o seu ingresso para não ficar de fora da segunda edição do maior evento de trade marketing do Brasil .

“É importante ter em mente que não há uma estratégia única que funcione para todas as lojas, pois cada negócio é único e cada segmento possui características específicas. Por este motivo, para planejar um calendário promocional é importante analisar o comportamento das vendas na sua área de atuação para depois adaptar suas táticas às necessidades específicas da sua empresa e do seu público-alvo”, diz a especialista.

Na concepção de Albuquerque, há a necessidade de uma antecedência de um ano para o início do planejamento. “Claro, o prazo pode variar dependendo da complexidade das campanhas e do tamanho do negócio, incluindo avaliação criteriosa de estoque, prazo de entrega e comprometimento do fluxo de caixa. Mas é comum que o varejo defina o seu calendário de ações com pelo menos um ano de antecedência e faça ajustes recorrentes, de acordo com comportamento de mercado, resultados e alinhamento de objetivos”.

Em consonância com seus pares, ela considera importante a criação de indicadores ao longo do processo, que permitem a comparação dos resultados atuais com outros períodos, e contribuem para avaliar o desempenho de cada ação, permitindo que sejam adaptadas às mudanças nas tendências do mercado e às necessidades do público. 

Ela ainda indica alguns pontos fundamentais a serem considerados para o sucesso de uma campanha promocional, sempre partindo da análise de dados.

Histórico 
Avalie o seu histórico de vendas. Utilizar dados para entender o comportamento do seu negócio é essencial para definir quais são os melhores períodos para realizar promoções.

Critérios 
Por meio da análise dos dados também é possível definir quais são os melhores produtos para ações promocionais. Os dados nos permitem ver o que não é possível a ‘olho nu’, muitas vezes nos surpreendemos com o potencial de alguns produtos que comercializamos porque normalmente costumamos dar mais atenção aos que vendem mais, deixando de avaliar as melhores margens, por exemplo. Considere também o giro, estoque e prazo de reposição.

Precisa mesmo de promoção?
Entenda qual é o comportamento de vendas em datas tradicionais para o comércio e períodos com baixa demanda, assim é possível conhecer o perfil e sazonalidade. Normalmente, os períodos com maior volume de vendas dispensam promoções, mas pode ser uma boa estratégia escolher alguns itens que vão chamar a atenção do seu cliente.

Preferências
Entenda o que os seus clientes gostam: mais uma vez a análise do seu histórico de vendas é essencial.

Comparações
Se possível, compare os seus dados com o comportamento do segmento utilizando dados setoriais. Seus números variam conforme o mercado?

Cronograma
Tenha um cronograma estruturado, incluindo as datas tradicionais de maior volume de vendas, como Natal e Black Friday, por exemplo. Considere criar campanhas promocionais especiais fora destes períodos para alavancar as vendas em períodos de quedas de vendas.

Boas ideias
Avalie boas práticas do setor e de outros segmentos como possíveis ideias para implementar na sua área.

Conheça as novidades da segunda edição do Trade Connection, mais importante evento de Trade Marketing do setor: clique aqui e adquira seu ingresso. O evento é uma iniciativa da SA+ Trade, braço da SA+ Ecossistema de Varejo

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