Danone quer tornar suas embalagens 100% recicláveis até 2030

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Reportagem SA+ -

Empresa fortalece seu compromisso ESG ampliando investimentos em materiais com maior potencial de reciclagem e realizando ações de conscientização sobre o descarte correto

Fotos: Divulgação

 

Danone Brasil   anunciou novas iniciativas para acelerar a transição de uma economia linear em uma cada vez mais circular. A meta da empresa é ter 100% do portfólio reciclável no Brasil até 2030. 

"Hoje, 100% das nossas garrafas de iogurtes já são recuperadas e temos 80% do nosso portfólio reciclável no Brasil. Queremos oferecer embalagens com cada vez menos plástico, mantendo a qualidade de nossos alimentos e a nossa responsabilidade ambiental”, detalha Scheilla Montanari, Gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil. 

"Definir essas prioridades traz ainda mais transparência às nossas metas e foca onde podemos gerar mais valor. Tudo de Bom, Tudo de Bem” e em nosso compromisso como Empresa B”, acrescenta Patricia Levy, Diretora de Pesquisa e Inovação da Danone Brasil.

A  companhia ainda quer reduzir pela metade o uso de embalagens virgens de origem fóssil até 2040 (com redução de 30% até 2030) e liderar o desenvolvimento de sistemas de coleta eficazes para recuperar o máximo de plástico até 2040. Hoje, 100% das garrafas de iogurtes da empresa, produto que representa o maior volume de produção, já são recuperadas. 

Para atingir as metas de circularidade localmente, a Danone atua nas frentes de design de embalagens, recuperação de materiais recicláveis e doação de alimentos. Um dos principais projetos está sendo desenvolvido em parceria com a Yattó, startup especializada em soluções de reciclagem de materiais complexos. 

“Para avançar no compromisso de utilizar matérias-primas mais sustentáveis estamos trabalhando juntos no desenvolvimento da cadeia do poliestireno (também conhecido como PS), um plástico flexível comumente utilizado hoje em bandejas de iogurtes por todo o mercado. O projeto já foi responsável por recuperar 30 toneladas de PS só em 2023 e se mostrou escalável, impactando mais de 14 cidades em 4 Estados do Brasil”, detalha Scheilla. 

Ao lado do movimento Pimp My Carroça, a Danone também apoia projetos exclusivos com catadores e catadoras de material reciclável para promover melhores condições de trabalho desse elo fundamental da cadeia. A parceria foi lançada no início de 2024, na campanha “Danone Tudo de Bom, Tudo de Bem”, e está apoiando projetos que promovem melhores condições de trabalho, com investimentos voltados para infraestrutura, equipamentos e capacitação. 

Além disso, a Danone também está investindo no programa Fermenta Impacto+ de inovação aberta voltado para implementação de soluções de startups de impacto positivo. No ano passado, a companhia selecionou, em parceria com o Quintessa – aceleradora de impacto pioneira do país – projetos de startups para desenvolverem iniciativas Tudo de Bom, Tudo de Bem para a saúde das pessoas e do planeta, contribuindo com o alcance de metas da Jornada de Impacto.

Apoio a catadores e incentivo para os consumidores reciclarem

A campanha “Tudo de Bom, Tudo de Bem” é um convite para que consumidores participem desse ciclo escolhendo alimentos saborosos e saudáveis, feitos dentro de um modelo de gestão sustentável e que reverterá parte do valor de sua compra em apoio aos projetos do Pimp My Carroça”, explica Marcelo Bronze, Diretor de Marketing da Danone Brasil.

Fruto de um processo de co-construção com catadores em workshops e visitas a cooperativas, a Danone intensificou suas pesquisas para a retirada do pigmento branco dos garrafões, a fim de aumentar a reciclabilidade e o valor de reciclagem do material, gerando assim mais renda a catadoras e catadores. A inovação nasceu de projeto piloto do Danone Circula no Brasil e mostra como o design de embalagens pode estar à serviço da sustentabilidade na indústria de alimentos. Desta forma, a Danone apresenta ao mercado sua garrafa “Tudo de Bom, Tudo de Bem”.

Embalagem especial

 

Primeiro garrafão em PET transparente da Danone, possui menor quantidade de plástico dessa categoria no mercado, além de um iogurte produzido com leite de baixo carbono. O produto também traz na embalagem as iniciativas “Tudo de Bom, Tudo de Bem”, e reforça as ações de circularidade da companhia. 

“O uso do PET transparente na embalagem de um dos produtos que representa o maior volume de produção da Danone Brasil, reafirma nosso compromisso com nossa Jornada de Impacto. A ausência de pigmento branco não é uma questão estética, mas uma estratégia para aumentar a reciclabilidade do material nas cooperativas, reforçando o apoio social da empresa a catadores de material reciclável. Para chegar a essa embalagem, investimos em pesquisas para garantirmos que as propriedades nutricionais e sensoriais do produto fossem totalmente preservadas”, explica Patrícia Levy.

 

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