Cencosud investe em tecnologia e registra crescimento de 3% na receita líquida

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Reportagem SA+ -

Recentemente a empresa firmou parceria com o IFood para expandir sua presença no mercado de entrega rápida


Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

Em ritmo de expansão, o Cencosud  fechou o último trimestre com 373 lojas, sendo 316 de varejo e 57 no modelo de atacarejo. Ao todo, foram realizadas duas inaugurações de lojas Prezunic no Rio de Janeiro e a reinauguração do Giga Atacado em São Paulo.

Além disso, a rede investiu fortemente no e-commerce por meio do acordo estratégico para a aquisição de 10 dark stores do IFood Express, assumindo as entregas rápidas de supermercados da plataforma. A rede ainda iniciou duas operações 100% online e com isso quase dobrou sua presença no estado carioca.

Nesse sentido, o grupo encerrou setembro com uma receita líquida de R$ 2,4 bilhões, um crescimento de 3% na comparação com o mesmo período de 2022, e Ebitda de R$ 140,8 milhões, uma queda de 4,5% na mesma relação. A margem ficou em 5,8% versus o 6,2% alcançado no 3T22. 

Em relação às marcas próprias foi registrada uma queda de 0,8% no número de SKU’s do portfólio. Para se ter uma ideia, no mesmo período do ano passado a rede possuía 1.589 SKU’s e neste trimestre atingiu 1.577 SKU’s. Já a receita líquida desses produtos atingiu R$ 61,7 milhões, uma queda de 19,7% na mesma comparação com 2022.

Com base nessa relação, no varejo a receita líquida alcançou R$ 1,5 bilhão, uma queda de 3,3%. Já as vendas mesmas lojas tiveram uma queda de 1,1%. Em relação ao cash & carry, a receita líquida chegou a R$ 881,4 milhões, um aumento de 16,6%, e as vendas mesmas lojas aumentaram 5,1%.

Pensando na comodidade dos clientes, a rede seguiu investindo em tecnologia com a implementação do pagamento via reconhecimento facial, fila zero, onde o cliente seleciona os produtos na loja física e recebe e paga pelos produtos em casa; e o app e o site que permite compras com entregas em residências em até 10 km de distância das lojas.

Para o próximo trimestre, o grupo tem expectativas positivas. “Considerando que o último trimestre é o mais importante do ano, permanecemos confiantes e focados no aprimoramento das ações de vendas nas lojas físicas e nos canais digitais, controlando despesas e preparando a operação para encantar os clientes”, afirma Sebastián Los, presidente da Cencosud Brasil. 

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