Cases de colaboração potencializam as categorias com estratégias de trade marketing

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Reportagem SA+ -

Soma de informações entre indústria e varejo pode elevar a margem e o tíquete médio, além de promover o trade up


ANTONIO MARCOS DOS SANTOS - DIRETOR DE TRADE MARKETING DO GRUPO PEREIRA. Fotos: André Personal

A loja é viva e exige constante atualização, acompanhamento, revisões dinâmicas de sortimento, etc. A indústria traz o conhecimento sobre as categorias e os consumidores, enquanto o varejo agrega com os comportamentos observados em suas lojas. Essa soma de informações gera iniciativas para elevar a margem e o tíquete médio e promover o trade up.

VISÕES DO VAREJO

Antonio Santos, diretor de trade marketing do Grupo Pereira  apontou 4 fatores para ficar atento sobre o trade marketing. Um deles é o gerenciamento por categoria, pois uma simples análise do mix não é o suficiente. Deve-se entender a missão do shopper no PDV e o papel das categorias nas lojas para otimizar o seu potencial.

Outros aspectos são as promoções inteligentes, essenciais para atrair e fidelizar clientes, mas que precisam ter suas motivações e objetivos definidos antes da execução; o JBP, traçado a partir dos desafios que podem ser encontrados no futuro; e a geração de negócios, em que uma marca do varejo puxa a outra, fazendo o cliente frequentar vários dos seus negócios, como a farmácia ou o posto.

VISÕES DA INDÚSTRIA


MARCOS BAUER DIRETOR DE TRADE MARKETING DA P&G. Fotos: André Personal

Desde 2019, 93% do crescimento da P&G  na América Latina acontece graças ao desenvolvimento de categorias. Uma das estratégias citadas pelo diretor de trade da companhia envolveu o segmento de lâminas. A maior parte das mulheres costuma usar a versão masculina, geralmente exposta ao lado das femininas. Como teste, os dois produtos foram separados em um varejo, gerando um crescimento de 28% na versão feminina, 14 pontos percentuais acima de quando era colocada junto às lâminas masculinas.

Essa matéria foi originalmente publicada na edição de Setembro

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