Atacarejos regionais apresentam a maior participação no total de vendas durante a Black Friday

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Alessandra Morita -

Bebidas alcoólicas, eletrônicos e sorvetes são alguns dos itens que apresentam o maior crescimento no período


Foto: Adobe Stock

Devido à crise econômica e consequente baixo poder aquisitivo da população, nos últimos anos o consumo de produtos alimentares se destacou perante as compras de eletrodomésticos durante a Black Friday. Porém, com um cenário macroeconômico mais estável e a desaceleração da inflação é esperado que a época de promoções traga resultados mais expressivos em 2023.

Em 2022 houve um crescimento de 17,1% nas vendas unitárias da cesta Black Friday – composta por, entre outras coisas, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, suplementos para academia, eletrodomésticos, eletrônicos, acessórios para casa e itens de perfumaria. O dado é uma comparação com o mesmo período em 2021, e revela que a média de preço cresceu de forma mais moderada, registrando um aumento de 9,5%, enquanto a média geral de itens teve um aumento de 17,7%.

Antes mesmo da última sexta-feira de novembro, data de comemoração da Black Friday, as vendas apresentam alta. No ano passado, por exemplo, a cesta sazonal teve um aumento de 12% e na semana do dia de promoções e participação chegou a 12,7%.

Esses percentuais são da pesquisa realizada pela Scanntech em mais de 40 mil estabelecimentos, ticket a ticket; e demonstram que os produtos mais procurados no canal alimentar são os da linha marrom (Monitores de plasma, LCD e LED, aparelhos de DVD e VHS, equipamentos de áudio, filmadoras) – que apresenta uma alta de 115,1% em relação a venda média do ano. Logo em seguida estão as bebidas alcoólicas como o Whisky e Gin com acréscimo de 105,3% e 64,7%, respectivamente, em comparação a média anual

Outros itens com crescimento expressivo são os espumantes, o café em cápsula, o energético, o sorvete de palito, a Vodka, o sorvete de massa, a cerveja, os refrigerantes, a fralda, o rum, a tequila e o vinho. 

Dentre os canais, a maior participação no total de vendas é nos atacarejos regionais (16%), seguido pelos supermercados (12,3%). Entretanto, no ano passado os supermercados tiveram um aumento de 17,5% nas vendas unitárias em relação aos atacarejos

Contudo, o incremento de faturamento nos atacarejos superou o dos supermercados em 2,8% na semana da Black Friday de 2022 em relação a de 2021. Tal movimento foi impulsionado pelo aumento nos preços dos atacarejos – 18% contra os 8% dos supermercados.

Para Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech, os dados demonstram como essa data é crucial para a atração e retenção de novos shoppers, pois os consumidores já chegam nas lojas mais decididos sobre o que querem comprar. Além disso, a diretora destaca que essas compras tendem a ser de abastecimento ou de longo prazo, e perder um cliente nesta época pode impactar as vendas nos períodos subsequentes.

“O objetivo principal deve ser encantar e fidelizar o shopper, construindo uma imagem positiva da marca, mas sempre com muita cautela no quesito margem. Além disso, é essencial lembrar que a Black Friday se estende por quase todo o mês, exigindo atenção contínua neste período”, completa Priscila.

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