Saiba por que mercado italiano vive a 'guerra dos biscoitos'

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Reportagem SA+ -

Uma das empresas combatentes aposta na bolacha de Nutella, criada após 10 anos de pesquisa

Se no Brasil a principal discussão sobre o produto da foto acima é se o nome mais indicado é biscoito ou bolacha, na Itália a briga é mais séria e envolve milhões de euros em investimento. “É uma disputa entre as últimas gigantes dos alimentos da Itália que permaneceram italianas", resume o especialista em marketing Michele Boroni.

De um lado está a Pan di Stelle, pertencente à Barilla e fabricante de biscoitos decorados com presença garantida na mesa de grande parte das famílias italianas. Sua grande novidade é o Biscocrema, recheado de avelã e lançado com grandes esforços de divulgação, incluindo um enorme stand em área movimentada do centro de Milão.

Na trincheira oposta está a Nutella, marca da Ferrero e produtora do creme de avelã que é uma paixão nacional na Itália. Após 10 anos de pesquisa e 120 milhões de euros em investimentos, ela resolveu estrear no mercado de biscoitos e tirar o sossego da Pan di Stelle, talvez como uma resposta a "ataque" sofrido dois anos antes, quando a concorrente lançou os potes de Pan di Stelle Crema para concorrer diretamente com a Nutella.  

Ao consumidor italiano, cabe a missão mais fácil: escolher o melhor. Ou então consumir os produtos de ambas as empresas. Por que não?

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Fonte: Estadão

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