Conheça 3 passos para começar a transformar sua empresa

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Reportagem SA+ -

Eles foram listados pelo CEO da SA Varejo, Sergio Alvim, em evento realizada ontem, 24/10, na capital paulista

“Transformação digital não é tecnologia. Transformação digital são pessoas”. Essa foi uma das mensagens de Sergio Alvim, CEO de SA Varejo, durante palestra no MF on Tour, evento realizado ontem (24/10), no Hotel Maksoud Plaza, na capital paulista, pela empresa de CBM Mercafácil . Segundo ele, o varejo tem investido muito em ferramentas, porém o mais importante é trabalhar para mudar o mindset de toda a equipe, em todos os níveis da empresa.

Para os varejistas que desejam dar os primeiros passos nesse sentido, o CEO da SA Varejo listou algumas iniciativas:

Passo 1 

“A primeira coisa que recomendo é visitar varejos que já começaram esse processo”, afirmou Alvim. Para ele, é importante, nesse momento, estar acompanhado de uma pessoa da área de tecnologia, e trocar reflexões sobre as soluções adotadas.

Passo 2

Buscar maior conhecimento da tecnologia para entender qual é a mais indicada e em qual não vale a pena investir. “As soluções são individuais, pois cada empresa tem uma necessidade diferente”, pontuou.

Passo 3

Deixar as pessoas à vontade para testar novas ideias é uma importante mudança que precisa acontecer no alto escalão das redes varejistas. “Não adianta, por exemplo, o CEO ou o dono pressionar pelo retorno do investimento, pois nem todas as ideias vão trazer um resultado financeiro rápido”, explicou Alvim. Segundo ele, existem muitas redes que entraram no e-commerce e que ainda não tiveram retorno. Contudo, elas sabem que, além de ser um investimento de longo prazo, a iniciativa fortalece a marca e faz com que a empresa saia na frente de muitos concorrentes.

Além do CEO da SA Varejo, o MF on Tour contou com mais 12 palestras sobre diversos temas que impactam diretamente o autosserviço alimentar. Uma delas foi a de Bruno Leal, CSO e Cofundador da Mercafácil, que falou sobre gestão do comportamento dos clientes no setor. Ele ressaltou a importância de colocar o shopper no centro do negócio e mostrou como isso favorece as vendas. “Existem alguns passos que são importantes nessa tarefa, como construir uma boa base de dados, interpretá-los a partir do uso de tecnologia, planejar ações, executar e evoluir o relacionamento com os consumidores”, listou.

Entre os temas que também atraíram o público, está o abordado por Guilherme Raymond, head de vendas da Smarket Solutions , que falou sobre como criar promoções que dão resultado. Segundo ele, as ofertas representam entre 10% e 45% das vendas do varejo, porém de 20% a 50% delas não geram aumento nas vendas. Já a melhora dos resultados em um cenário de disrupção do setor foi discutido pela consultoria Unitrier , a partir da automação de processos e gestão da lucratividade e da produtividade.

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