Compras conjuntas entre vizinhos podem ser próxima tendência de consumo

Avaliação:

(0 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Opinião é de especialista em habitação. Entenda o que deve mudar nos hábitos do shopper

Vizinhos já compartilham lavanderias únicas e espaços gourmet em muitos edifícios residenciais de diversas cidades brasileiras. Já a próxima tendência de comportamento relacionado à habitação pode ter impacto na forma como são feitas as compras em supermercados. Em um futuro próximo, devem se tornar mais comuns as compras conjuntas entre vizinhos, com entregas otimizadas.

A opinião é de Rubens Menin, fundador da construtora MRV. Segundo ele, ajudarão nessa mudança de hábito a maior velocidade de dados da internet 5G e o avanço da utilização de recursos como inteligência artificial e internet das coisas. "Imagina o que vai ter de dados rodando! Nos próximos cinco anos, as pessoas vão ter que se agrupar, ou vão pagar um preço muito caro", analisou em entrevista à Folha de São Paulo.

Ele exemplificou comentando que, em um conjunto de apartamentos, a compra de produtos como banana e leite será agrupada, com a internet das coisas programando a entrega de forma mais barata e eficiente. Com décadas de experiência no setor da construção, Menin já acompanhou mudanças de padrão inimagináveis décadas atrás. "Quando a MRV começou, há 40 anos, tinha que haver quarto e banheiro de empregada nos apartamentos. Hoje, nem a lavanderia está dentro de casa, e a própria cozinha será diferente. Por outro lado, o trabalho em casa será mais frequente e será preciso haver um lugar para trabalhar", explica, ressaltando que essas mudanças devem ocorrer rapidamente, em um prazo de apenas cinco anos. 

Cabe ao setor supermercadista estar atento e se preparar para atender a essa nova demanda que deve surgir.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn   ,   Instagram   e   Facebook   !

 

 

 

   

Fonte: Folha de São Paulo

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade