A Revolução da informação na Rede Sonda de Supermercados

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No futuro nenhuma empresa sobreviverá sem o uso de dados. mas a transformação da cultura de uma empresa envolve quebra de cultura e paradigmas, demandando muito esforço e muita negociação. veja como foi a transformação pela informação nos supermercados sonda através da plataforma scanntech analytics.

Muitos varejistas usam o poder da informação ao seu favor em negociações, e preferem abrir o mínimo de informação aos seus fornecedores para ter maior poder de barganha. Era justamente neste paradigma que a rede Sonda de Supermercados negociava, até que a AMBEV propôs um novo jeito:  o Sonda abriria os seus dados de sell-out através da plataforma Scanntech e através destas informações AMBEV e Sonda se comprometeriam a buscar as melhores alternativas para o crescimento saudável de ambos. Além da parceira com a AMBEV, com esta abertura o Sonda ganharia acesso ao Scanntech Analytics, trazendo para ele informações D-2, do que está acontecendo na sua microrregião de atuação, além de informações detalhadas de preço e performance por SKU.

Inicialmente, esta proposta foi vista com muita desconfiança. Foram 6 meses de uma longa negociação. Por exemplo foi fundamental para a diretoria do Sonda saber que suas informações seriam guardadas com extrema segurança dentro da Scanntech e que o Sonda manteria controle absoluto de quais indústrias poderiam receber suas informações.

Tiago Matias da Silva, coordenador de gestão comercial da rede Sonda, foi o grande sponsor do novo projeto Scanntech dentro do Sonda. Tiago trabalhou lado a lado com a AMBEV, somando a visão de indústria e varejo para identificar oportunidades. Agora, além das análises de resultados internos, era possível monitorar as flutuações do mercado para identificar oportunidades e gerir o negócio com maior assertividade, alavancando as vendas e gerando resultados concretos. 

O foco da AMBEV foi muito mais em identificar oportunidades de volume e estoque na plataforma Scanntech do que negociação de preço. Isso nos ajudou até mesmo a não ter rupturas durante a pandemia, mesmo nos períodos mais críticos. Ela nos trouxe bastante oportunidade que a gente não enxergava com a nossa parte de inteligência.” Tiago Matias da Silva

Além da parceria com a indústria, Tiago conta que as informações trazidas pela Scanntech também proporcionaram uma mudança interna na gestão da informação.  A agilidade e a facilidade de acesso à informação da Scanntech, permite que todos acessem diretamente as informações sem depender de um analista, focando o tempo da equipe em gerar inteligência acionável e não mais em puxar e tabular dados do passado. Isso foi uma revolução na empresa, pois toda a sua estrutura passou a se aproveitar dos dados disponíveis. Agora, a análise é focada em ação e gera resultados dentro do mês.

Dois exemplos impactantes de mudança do uso de informação com a nova plataforma foram a pesquisa de preços e a visão de mercado.

Antes o Sonda usava pesquisa de preços semanal que permitia o acompanhamento dos preços, mas impossibilitava a reação. Agora, com informação em D-2 da Scanntech o Sonda consegue reagir e posicionar seus preços competitivamente no mercado.

A comparação dos resultados do mercado contra os resultados do Sonda facilita a identificação de oportunidades de introdução de itens e fornecedores e a gestão da exposição e espaço de loja.

Os resultados atribuídos a essa mudança de paradigma foram tão positivos, que atualmente o Sonda já opta por compartilhar suas informações através da Scanntech com diversas outras indústrias, aproximando os fornecedores para o desenvolvimento saudável dos negócios de ambos.

O QUE FAZ A DIFERENÇA NA GESTÃO POR DADOS

  • Aproximação e parceria com os fornecedores
  • Flexibilidade de customização, facilitando o uso dos dados, aumentando a cultura de dados dentro da empresa.
  • Agilidade na entrega da informação permitindo reação dentro do mês e geração de resultado

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