Quem ousa vender produtos disruptivos?

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Vanda Maeda, de Londres - redacao@savarejo.com.br -

Petiscos de grilos torrados e refeições em garrafas são alguns exemplos de alimentos que já podem ser encontrados nas gôndolas de uma grande rede britânica

Snacks de pele de salmão, petiscos de grilos torrados, e refeições veganas acondicionadas em garrafas. Você teria esses itens em sua loja? Os produtos, chamados disruptivos, estão disponíveis em vários estabelecimentos dos Estados Unidos e da Europa. Na Inglaterra, a tradicional rede Sainsbury´s já incluiu os alimentos nas prateleiras. Eles integram o programa “Marcas Futuras do Sainsbury´s”, criado em abril de 2018, para manter a empresa à frente da concorrência. O programa inclui uma iniciativa, batizada de “hot-housing”, na qual Sainsbury´s apoia empresas envolvidas no desenvolvimento de produtos inovadores e oferece orientação às marcas. A linha da rede é composta hoje por 30 produtos, criados por 11 marcas de startups.

E a estratégia é atender a ansiedade do cliente jovem por experimentar alimentos e bebidas mais artesanais e à base de vegetais, conforme mostrou estudo da própria companhia. Em 2018, a Sainsbury´s colocou os snacks de grilos tostados em 250 lojas, usando o argumento de fonte alternativa de alimento sustentável. Agora inicia a fase-teste de outros produtos em 69 de suas maiores unidades. Já criou área dedicada à exposição, cujas vendas e reação dos shoppers estão sendo medidas, e espalhou banners pelas áreas de vendas, comunicando as novidades e convidando o cliente a experimentá-las. “Manteremos os produtos só se você gostar”, anunciam os cartazes para valorizar o público.

REFEIÇÃO PRONTA EM GARRAFA
Vegana, sem glúten e sem lactose: promessa de saúde

KOMBUCHA ALCOÓLICA
Probiótica e antioxidante, a bebida é anunciada como a primeira no Reino Unido com teor alcoólico

SNACKS DE PELE DE SALMÃO
Os “Sea Chips” são crocantes e feitos com pele de salmão, que é rica em nutrientes

Fonte: The Guardian

PETISCOS DE GRILOS TOSTADOS
A opção é para quem se incomoda com o impacto da produção de carne sobre o aquecimento global. Um estudo de 2016 da Global Market Insights  aponta um mercado de 520 milhões de dólares, até 2023, para todos os insetos comestíveis. Atualmente, são mais de 1000 insetos consumidos por cerca de dois bilhões de pessoas no mundo. Com baixa caloria, o grilo seco contém mais proteína do que as carnes bovina, de frango e de porco. Segundo o fabricante britânico Eat Grub , 100 g de grilo contém 69 g de proteínas. Já 100 g de carne bovina contém 19,4 g; de frango, 19,5 g; e de porco, 17 g.

PROGRAMA MARCAS FUTURAS

Resultados de pesquisa feita pela Millennial Marketing* dos EUA, que contribuíram para Sainsbury’s criar o programa. Veja alguns dados:

80% dos jovens querem marcas que os entretenham

70% querem compartilhar com fabricantes experiência de consumo

40% querem participar ou cocriar marcas e produtos

* http://www.millennialmarketing.com/who-are-millennials/

 

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