Não se adapta à nova equipe de trabalho? Veja o que fazer

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Reportagem SA+ -

Iniciativas das empresas ajudam nessa ambientação

Ao não se adaptar bem à equipe de trabalho em um novo emprego, muitas vezes o profissional passa a se questionar se fez a escolha certa. Carregar essa culpa individualmente, no entanto, não é uma boa decisão.

Rubens Prata, CEO da consultoria de transição de carreira  STATO , explica que não é possível antecipar com detalhes o ambiente da nova empresa e as características das pessoas que lá estão. Segundo o especialista, quem pode e deve fazer isso bem é a organização, por exemplo por meio de ferramentas de seleção que busquem adequação do perfil do indivíduo ao da organização.

Prata lembra que estar em um ambiente propício, se relacionando bem com as pessoas e convivendo satisfatoriamente, é fundamental para o desempenho do profissional e da própria empresa. Quando não há evolução nesse convívio, o melhor a fazer é conversar com o chefe para entender o que falta dos dois lados.

Da parte das empresas, há boas experências quando existe o cuidado de contar com um programas de padrinhos ou de acolhimento, para que a chegada seja positiva e, em curto período, o novo contratado possa performar em ambiente de confiança parceria e amigos.

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Fonte: Exame

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