Brasileiro está lavando mais a roupa e razões surpreendem

Avaliação:

(4 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Mudanças trazem oportunidades para categorias como amaciante e sabão líquido

A P&G segue de olhos atentos às mudanças no comportamento de consumo. Análise dos dados do Scantrack da Nielsen , por exemplo, mostrou que, na 3ª semana de março, o mercado de cuidados com a roupa cresceu duas vezes em comparação com o mesmo período do ano anterior. "Muitos apostariam que era somente um abastecimento para garantir que ninguém ficaria sem os produtos em casa. Mas nós da P&G resolvemos investigar mais a fundo e aumentamos nossas pesquisas e escutas nas mídias sociais, o que nos mostrou informações interessantes a respeito desta categoria", destacou Marcos Bauer, diretor de A&I da companhia, em artigo publicado no LinkedIn .

Uma das constatações é de que o consumidor brasileiro está lavando muito mais roupa do que fazia antes. Mas o fato mais interessante é que higiene não é o único fator para que isso aconteça. Confira algumas razões para esse novo comportamento, de acordo com os estudos da P&G:

Preocupação com higiene

Sim, ela está mais forte agora. Bauer explica que uma roupa utilizada para uma simples saída – como uma ida ao supermercado – já é retirada imediatamente assim que as pessoas entram em casa. 

Crianças em casa

Com a criançada passando muito mais tempo em casa, aumentou a quantidade de manchas. Não apenas nas roupas que elas utilizam, mas nas toalhas de mesa e de banho e nas roupas de cama, por exemplo. 

Até aqui, nada de tão surpreendente, mas os próximos motivos para a maior incidência na lavagem de roupas não eram tão fáceis de prever.

Tarefas de casa se tornaram ocupação e até terapia 

Com a necessidade de isolamento social, atividades como lavar roupas ajudam a passar o tempo, o que tornou a lavanderia um lugar bastante frequentado da casa, conforme observado em um série de comentários na internet.

Roupa lavada é uma pequena recompensa com alto valor neste momento

A pandemia trouxe uma série de limitações a todos, o que aumentou o peso das pequenas recompensas no dia a dia das pessoas. Ter a roupa lavada e perfumada é uma delas neste momento.  “Não há nada melhor do que se deitar, colocar a cabeça no travesseiro e sentir o aroma agradável dos lençóis recém-lavados”. Esse é um exemplo de comentário recorrente de consumidores, capaz de resumir essa sensação. 

Uma das consequências desse comportamento é que a categoria de amaciante é cada vez mais valorizada. E não apenas pelo perfume, mas também porque é mais fácil passar uma roupa que teve uso de amaciante no processo de lavagem, em comparação com peças lavadas apenas com detergente.

Para Marcos Bauer, diretor de A&I da P&G, no futuro o impacto de lavar as roupas com maior frequência fará com que cuidar das cores se torne um benefício ainda mais relevante. "Sabemos que lavar as roupas com tanta frequência pode danificá-las mais rapidamente. Isso acontece porque o detergente em pó é muito agressivo. Logo, produtos como sabão liquido, que protegem as cores, tendem a ganhar uma importância muito maior", destaca. No mês de março, o crescimento do segmento de sabão líquido foi de 17%, enquanto o de pó avançou apenas 6%. "Isso se torna ainda mais importante se pensarmos que muitas pessoas tiveram um impacto na sua renda e não devem comprar roupas novas como compravam antigamente", completa o executivo.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                   LinkedIn                  ,                  Instagram                  e                  Facebook                  !

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade