Verão: Saiba como aumentar o faturamento no período e quais as categorias em destaque

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Bárbara Silva e Tatiane Pamboukian - redacao@samaisvarejo.com.br -

Conheça os produtos em alta para a estação, sugestão de mix e ações que podem movimentar as vendas


Foto: Freepik
 

Fabricantes compartilham suas dicas para produtos que trazem:

  • Descanso na praticidade
  • Curtição e refrescância
  • Proteção e segurança

Descanso e praticidade

Momento de relaxar e repor as energias para o próximo ano, o verão pede maior praticidade na hora de preparar as refeições. Por isso, pratos prontos e alimentos de rápido e fácil consumo apresentam demanda mais intensa

VAPZA


Foto: André Personal

Em alta

Peito de frango desfiado, linha de orgânicos com a Quinoa, Mix de Quinoa & Grãos e, devido ao período sazonal, a lentilha e os acompanhamentos como batata, mandioca e grão-de-bico são as apostas da Vapza, além dos últimos lançamentos espaguete de pupunha e batata rosti. A empresa sugere ter um mix variado, itens com maior giro que ajudam a impulsionar a compra, como as proteínas (carne seca, frango desfiado e carne suína) e os vegetais (grão-de-bico, mandioca e mandioquinha), mas incluir os lançamentos, que geram curiosidade e experimentação do cliente.

Dicas

Expor estrategicamente os produtos na seção de hortifrúti e comunicar bem as promoções e lançamentos ajuda a aumentar o tíquete médio. “O consumidor compra aquilo que está à disposição e acha interessante, ainda que não esteja previsto na lista inicial de compras”, comenta Liza Schefer, head de marketing da Vapza. A head de marketing ainda comenta que, por parte do trade, o acompanhamento da informação junto à indústria e ao varejo deve ser extremamente alinhado, pois isso auxilia na reposição de produtos nas gôndolas e antecipa oportunidades para realizar ações. “O nosso time de trade possui um calendário anual de ativações para que possamos, junto ao varejo, aproveitar melhor as sazonalidades com sugestão de ações como a degustação e sampling de produtos”.

15% - expectativa da Vapza de aumento das vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

DANONE


Foto: Divulgação

Em alta

Activia Leite Fermentado, nova linha Danone Kids e Danone Aveia, em parceria com a Quaker, e o novo YoPro Energy Boost são os produtos com maior projeção de vendas para este verão.

Dicas

Trabalhar pontos extras, com produtos que entregam benefícios adicionais e se conectam com o que o shopper está buscando é fundamental. Um exemplo de estratégia é a exposição no espaço saudável para aumentar a visibilidade. “Os segmentos com alto teor de proteína são uma ótima aposta nessa época com maior propensão à prática de atividades físicas”, discorre Juliana Moreti, diretora de trade marketing e e-business da Danone. A empresa ainda oferece o Portal de Gerenciamento de Categorias, que entrega o sortimento e planogramas de acordo com a realidade de cada varejista, a fim de auxiliar no processo de gestão

7% e 11% - é a expectativa de aumento de consumo em volume e em valor, respectivamente, da Danone para a categoria neste verão, especialmente em produtos com maior valor agregado como probióticos e proteínas.

Curtição e refrescância

Época de altas temperaturas e dias mais longos, o verão favorece o consumo de produtos refrescantes e práticos. Dados do Radar Scanntech demonstram um aquecimento nas vendas de bebidas já em setembro com as ondas de calor. Água de coco e sucos - polpa e concentrado - têm as vendas intensificadas inclusive pós-verão, de acordo com levantamento da Horus.

Bebidas mais vendidas

• Cerveja
• Destilados
• Energético
• Isotônico
• Refrigerante
• Água de coco e mineral
• Suco concentrado e polpa

CIA. MÜLLER


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Em alta
Cachaça 51 na embalagem de 965 ml, 51 Ouro, 51 Mel e a linha extra premium Reserva 51 (cachaça envelhecida) são os destaques sinalizados pela companhia. Já entre as gerações mais jovens, a 51 Ice Limão lidera nas vendas.

Dicas
É preciso levar em consideração o comportamento das diferentes regiões do Brasil, oferecendo SKUs de acordo com o momento de consumo para que uma orientação mais segmentada possa ser efetuada com melhor planejamento e negociações, garantindo uma boa execução em loja e o acompanhamento próximo do sell in e sell out. Outra dica é aproveitar as divulgações para destacar os produtos no PDV, além de degustações, e estar sempre atento à demanda do público. “Capacitamos o nosso time de merchandising para uma boa execução com o nosso mix completo (Cachaças, RTD e Outros Destilados) para cada tipo de canal. Garantindo o desdobramento de todos os pilares da estratégia da empresa”, conta Marina Flávia Silva, gerente de marketing e trade marketing da Cia. Müller de Bebidas.

HEINEKEN


Foto: Divulgação

Em alta na categoria craft, a Baden Baden de 473 ml – o famoso latão – e Eisenbahn Pilsen irão compor o portfólio da região Sul do país. A projeção é de que Amstel Ultra – cerveja puro malte low carb, sem glúten e baixa caloria –, Heineken® 0.0, que vem crescendo em duplo dígito a cada ano, e a cerveja mexicana Sol, também passem a integrar o ranking. Ricardo Sabatine, diretor de off trade da Heineken, espera também um aumento de vendas da categoria de não alcoólicos no período. “Temos notado grande representatividade nas vendas de marcas como FYS, refrigerante que apresenta fórmula com 50% menos açúcar comparado à média de mercado, e o recém-lançado Clash’d. Acompanhando os hábitos de consumo do mercado, esperamos que a adesão aumente ainda mais nos últimos meses do ano”.

Dicas

A companhia vem se preparando antecipadamente para que os estoques estejam cada vez mais bem ajustados à demanda. “Nossos times estão bem preparados para oferecer um alto padrão de organização, planejamento e execução para evitar rupturas na gôndola. Para isso, também trabalhamos ativamente com nosso time de promotores, que estão muito bem treinados e preparados para a alta temporada”, enfatiza Sabatine. Por conta do aumento esperado de vendas, o cuidado com o estoque é redobrado. “ O final de ano é um período de aumento de consumo geral e as marcas acabam disputando espaço nos estoques do cliente. Temos antecipado estrategicamente a estocagem junto aos varejistas para evitar qualquer gargalo logístico e falha na distribuição”, explica.

Novidades

Para oferecer ainda mais opções ao consumidor, o Grupo Heineken terá lançamentos importantes, como o drink pronto Amstel VIBES, nova bebida em lata da companhia que possui 7,9% de álcool e aroma natural de frutas. O produto será lançado em novembro, inicialmente na região Sudeste do Brasil, nos sabores morango com melancia e limão. “Estamos nos preparando para um aumento substancial nas vendas no final de ano e no verão”, conta Ricardo Sabatine, diretor de off trade da Heineken.

Segundo a Scanntech, durante o primeiro semestre do ano a empresa teve o maior crescimento entre os fornecedores de sorvetes. Em setembro, devido à onda de calor, a empresa registrou um salto nas vendas de 95% – o dobro do mesmo período em 2022. A expectativa para o verão 2023/2024 é promissora, e representantes da empresa esperam um aumento na base de clientes

UNILEVER


Foto: Freepik

Em alta

A companhia aposta na categoria de sorvetes com marcas como Kibon, Magnum e Ben & Jerry’s. Porém Paulo Chavarelli, diretor de estratégia de vendas da Unilever, sugere um sortimento diversificado para que o varejista consiga atender as diferentes necessidades e perfis de consumo.

Dicas

Algumas ferramentas também podem contribuir para aumentar o potencial de vendas do período, recomenda Chavarelli, como promoções e a personalização - algo essencial para que o consumidor crie uma identificação com o produto e/ou com o varejista, aumentando assim as chances de retornar e comprar novamente um determinado item em um determinado local.

FRONERI


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Em alta

Picolé Sonho de Valsa, Picolé Garoto Bombom, linha Tentazione da marca própria Nobrelli, produtos Oreo e Picolé de KitKat - se mantém na posição entre os mais vendidos mesmo após alguns anos de seu lançamento.

Dicas

Por ser uma compra de impulso, é essencial a exposição de sorvetes em pontos extras, como freezers no checkout, e utilizar materiais de comunicação para dar maior visibilidade aos itens. “Trabalhamos com grandes marcas como Nestlé, Mondelez, Fini, Garoto e Nobrelli. Nosso objetivo é oferecer a melhor opção para o PDV. Desde produtos mais acessíveis até produtos reconhecidos mundialmente por suas marcas”, comenta Ismar Trevisan, diretor de vendas da Froneri Brasil. Além disso, manter o freezer bem abastecido e organizado, avaliar e selecionar o mix mais adequado para o seu PDV de acordo com as preferências dos shoppers e organizar o calendário promocional com antecedência são fatores decisivos para o sucesso da categoria.

Novidades

A empresa irá apostar no segmento Multipack, com o relançamento dos picolés em caixas para ser consumidos dentro de casa. Além dos sabores já consolidados, como o Batom, Fini e KitKat, agora a Froneri também trará o Multipack nas opções Sonho de Valsa, LaFrutta Uva e LaFrutta Manga. Preferências dos shoppers e organizar o calendário promocional com antecedência são fatores decisivos para o sucesso da categoria.

Proteção e segurança

Bronzeador, protetor, shampoo, sabonete, desodorante, repelente e inseticida são itens de destaque na cesta de verão segundo a Scanntech. O aumento no consumo de inseticidas é diretamente influenciado pelo clima, afinal, a combinação de chuvas e temperaturas mais quentes favorece a reprodução de insetos.

75% do mercado de inseticidas é representado pelo aerossol

17% por aparelhos elétricos

FLORA


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A Flora, representada pela marca Mat Inset, aposta em uma temporada forte para os produtos, pois tem ocorrido no Brasil um aumento expressivo dos casos de dengue, com alta de 195% entre janeiro e julho de 2022, na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior, segundo o Boletim Epidemiológico.

60% incremento das vendas de inseticidas no varejo brasileiro entre outubro e março

50% aumento na procura em comparação com os demais meses do ano

Fonte: Dados sell out Flora

“Projetamos um crescimento de duplo dígito em volume nas vendas do segmento no mesmo período”, afirma Roberto Fernandes, diretor de vendas e marketing de inseticidas na Flora.

Em alta

A recomendação da empresa é um sortimento amplo para atender as diferentes ocasiões de consumo, aumentando a cesta de compras do shopper e conquistando tíquete médio maior. “Cada produto oferece um tipo de proteção de acordo com o perfil e necessidade do consumidor. A linha de aerossóis ajuda no combate imediato dos insetos, enquanto os aparelhos elétricos (pastilha e líquido) e o espiral repelente para áreas externas oferecem proteção contínua ao longo do dia”, explica Roberto Fernandes.

Dicas

O executivo destaca a importância de exposições extras, como ilhas na entrada da loja e displays no corredor de limpeza. “Investimos na execução no ponto de venda, com amplo material de comunicação nas gôndolas para dar destaque à categoria nesse momento de pico anual. É crucial destacar especialmente a categoria durante a temporada primavera/verão, utilizando pontos extras, a ponta de gôndola e uma comunicação eficaz na loja.É essencial comunicar claramente a variedade de soluções que a categoria oferece para a proteção contra diferentes tipos de insetos”, ressalta.

Novidades

A novidade deste ano é o ingresso de seringas e a introdução de novas volumetrias à linha de aerossóis, um esforço da Mat Inset em evoluir continuamente como uma solução abrangente de proteção. O portfólio de produtos visa oferecer defesa eficaz contra insetos, incluindo o Aedes aegypti, vetor de doenças como Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya. Para esta temporada, além desse lançamento, a empresa está focada em fortalecer sua presença digital com uma estratégia de comunicação que envolve um time de influenciadores e também aposta na educação do consumidor. Uma das iniciativas foi colocar um QR code em todas as embalagens que leva para um site educacional, que mostra ainda testes de eficácia dos produtos.

SBP

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Em alta

Os inseticidas em aerossol representam a maior parcela do consumo, mas os repelentes elétricos de tomada e os repelentes corporais aumentam sua representatividade a cada ano, sendo também muito procurados pelos consumidores na temporada. A marca SBP é a única que oferece o Sistema Completo de Proteção, que ajuda a reduzir o risco de dengue em até 50%*. No segmento de repelentes elétricos, o SBP Cheiro Suave, que pode ser usado em ambientes com bebês a partir de seis meses, e o repelente corporal SBP Baby, que pode ser aplicado em bebês a partir de dois meses.

* Pulpas e larvas de mosquitos em até 50%, associado às medidas de educação e prevenção contra o Aedes aegypti

Dicas

Larissa Santos, gerente sênior de trade marketing, sugere reforçar a exposição com cross entre o segmento de repelentes e outras categorias sazonais, como de protetores solares, para alavancar as vendas no período. “Hoje temos uma recomendação específica para cada formato de loja, nunca deixando de garantir a execução correta do nosso sistema completo de proteção com aerossol + repelente elétrico + repelente corporal. É muito importante também que a gôndola esteja organizada por “tipos de insetos” e formatos para facilitar a compra”, diz.

Novidades

Na temporada passada a empresa trouxe o SBP Ultra, à base de água, exclusivo para eliminar insetos rasteiros, inclusive escorpiões, com barreira ativa de até 12 semanas, produto que está com vendas em alta. Para esta temporada, o lançamento é o SBP com Ação Magnética, que conta com uma tecnologia exclusiva que libera gotículas magnetizadas que se espalham no ambiente para alcançar inclusive mosquitos escondidos e difíceis de matar. O produto tem eficácia comprovada em testes de laboratório contra mosquitos Aedes aegypti (escondidos) e Culex quinquefasciatus (difíceis).

“Esperamos uma temporada ainda mais forte em relação ao mesmo período do ano anterior, pois temos o impacto do fenômeno El Niño, que trará dias mais quentes e chuvas, contribuindo para a proliferação de mosquitos transmissores de doenças”, aponta Larissa Santos, gerente sênior de trade marketing para pesticidas da Reckitt Hygiene Comercial.

40% Crescimento médio da categoria na alta temporada de outubro de acordo com projeções da Reckitt.

Essa matéria foi originalmente publicada na edição de Novembro

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