Varejo precisa estar preparado para esses desafios

Avaliação:

(4 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Saiba quais são os pontos de atenção para prestar um atendimento diferenciado ao consumidor

Foto: Stock Adobe

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e no varejo não é diferente. O CEO do market4u, Eduardo Córdova, listou quatro tendências do varejo para o 2º semestre do ano para os supermercadistas ficarem atentos. São elas: 

1. Expansão do autoatendimento

Uma das principais mudanças no comportamento do consumidor é a valorização da agilidade e proximidade nas compras, uma vez que, hoje, gasta-se dinheiro para economizar tempo e ter boas experiências. Deste modo, o autoatendimento e as lojas autônomas ganharão cada vez mais espaço no mercado. 

2. Reestruturação dos pontos de venda

Segundo o relatório “CX Trends 2023”, elaborado pela Zendesk, os clientes querem experiências imersivas e não estão dispostos a esperar que as empresas descubram isso gradualmente. Não faz mais sentido as lojas funcionarem apenas como pontos de venda. “Os clientes valorizam a experiência e desejam a solução de varejo mais completa, não visando somente o produto que está sendo adquirido. Desta forma, para gerar valor, as marcas precisam promover serviços que agreguem na vivência do cliente”, explica o executivo. 

3. Aumento do uso de tecnologias

Recentemente, um levantamento da Opinion Box, em parceria com a empresa Dito, revelou que 86% das pessoas consideram a tecnologia como um fator fundamental para o processo de compra. O executivo destaca como tendências: câmeras com visão computacional para monitorar produtos expostos; Customer Relationship Management (CRM), plataforma de gestão de relacionamento com o cliente, com clubes de benefícios para engajar e fidelizar os consumidores; sistemas de Enterprise Resource Planning (ERP), software de gestão e planejamento de recursos empresariais, para controle de estoques; e, a mais importante, Inteligência Artificial (IA). 

4. Pagamento via PIX

A última tendência listada é o pagamento via PIX que deve aparecer com frequência em promoções vinculadas ao pagamento à vista, já que, com as altas taxas de juros, o varejo terá dificuldade em financiar as compras dos clientes. No relatório "Termômetro de Consumo”, o PIX é o meio de pagamento mais utilizado no dia a dia, sendo citado por 61% dos consumidores. Além disso, 34% das pessoas afirmam que pretendem utilizar ainda mais essa modalidade nos próximos meses. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  ,   Instagram   e   Facebook 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade