Varejo diminui itens para evitar ruptura

Avaliação:

(5 Avaliações)

Reportagem SA Varejo -

Todos os formatos de loja reduziram quantidade de SKUs em mais de 200 categorias

                                          

                                                                        Imagem: iStock

Nada menos do que 109 categorias de produtos sofreram redução na quantidade de itens em todos os canais analisados pela Nielsen , que comparou o sortimento neste ano com o de 2019, nos formatos atacarejo, supermercados grandes, supermercados pequenos, hipermercados e farmácias.

A decisão foi tomada para evitar ruptura e atingiu até mesmo categorias de alto giro, a exemplo de achocolatados, álcool, arroz, café em pó, cervejas, desinfetante, leite asséptico e refrigerantes. Antissépticos para as mãos (álcool gel) e carnes congeladas foram as únicas a ter incremento na quantidade de SKUs nas lojas de todos os formatos em 2020.

De acordo com a análise da Nielsen, o formato supermercado foi o que reduziu a quantidade de itens em mais categorias – 240 nas lojas de vizinhança e 238 nas unidades maiores do formato. No entanto, os outros canais do varejo alimentar não ficam muito atrás: os hipermercados diminuiram o número de SKUs, em média, em 227 categorias, enquanto nas lojas de atacarejo essa diminuição foi observada em 205 categorias.

A principal redução na quantidade de itens para evitar ruptura nas gôndolas foi observada no departamento de mercearia, no qual essa otimização aconteceu em 1 a cada 4 categorias. Em seguida aparece o segmento de higiene e beleza, seção da loja em que o mix foi reduzido em mais de 16% das categorias – chegando a 18,5% nos hipermercados. Redução importante também foi observada na seção de bebidas, com diminuição de SKUs variando entre 10,9% das categorias (supermercados grandes) até 13,2% (atacarejo).

Além dos itens sazonais, quem menos sofreu com o exugamento do mix foram as commodities: redução inferior a 4% em todos os formatos do canal alimentar.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:      LinkedIn     ,     Instagram     e     Facebook     !  

 

 

 

Veja mais sobre: Ruptura, Sortimento, Nielsen

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade