Tenda Atacado: 28% das vendas nas lojas físicas começam com uma pesquisa nos canais digitais

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Reportagem SA+ -

Mensalmente, o site da varejista recebe 3 milhões de acessos uma das estratégias adotadas é unificar os preços


Foto: Divulgação

A maior parte das compras online no varejo alimentar são realizadas por meio do celular, e dentre os canais, os supermercados estão em primeiro lugar com 51%, enquanto os atacarejos aparecem em segundo com 18%

Dentre as pessoas que ainda não realizaram uma compra por canais digitais, 52% estão propensos a experimentar e o que mais os motiva é o frete grátis, cupons de desconto e a garantia de seleção de itens em terceiro.

Esses foram alguns dos dados que Marcos Samaha, CEO do Tenda Atacado , dividiu com o público durante a sua apresentação em evento sobre o e-commerce no Brasil.

O executivo ainda contou que a modalidade de compras online é uma das operações mais rentáveis do Tenda devido ao aumento da aderência tanto do e-commerce quanto dos atacarejos nos lares brasileiros, e que fundir os dois é uma aposta em um negócio de sucesso.

Para se ter uma ideia, o formato de cash & carry teve o seu boom na última década, e desde 2015 tem apresentado um crescimento exponencial em termos de número de lojas, alcançando novas regiões e competindo com outros modelos de negócio como os supermercados e hipermercados. Hoje em dia, o formato tem uma penetração de 76% nos lares brasileiros, sendo que 3 em cada 4 famílias compram em atacarejos.

Em relação às vendas online, Samaha considera o WhatsApp uma das grandes promessas por dois fatores: ele já está inserido no dia a dia dos brasileiros e o conversational commerce é o canal de vendas mais rápido na América Latina.

O executivo ainda mostrou que 28% das vendas na loja física começam com uma pesquisa feita na loja online, que possui mais de 3 milhões de acessos mensalmente, por isso uma das estratégias adotadas é unificar o preço para que o consumidor não se frustre com valores diferentes. O sucesso se demonstra nos rankings – atualmente a rede está em 4º lugar no ramo de varejo alimentar em termos de acessos no Brasil, apesar de todas as as operações estarem concentradas em São Paulo. 

Samaha também trouxe alguns desafios que, se não observados com atenção, muitas vezes podem arruinar estratégias de sucesso. Entre eles está a comunicação com os stakeholders e com a organização, assim como esclarecimento das regras e incentivos da companhia, seus critérios de promoção e bônus. Além disso, o executivo destaca ancorar a visão da empresa na cultura para que todos estejam alinhados para enfrentar os desafios e entender profundamente onde devem chegar.

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Fonte: E-Commerce Brasil

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