Solução Sortimento ajuda varejistas na definição de mix e fornecedores

Avaliação:

(3 Avaliações)

-

Guia desenvolvido pela SA+ Ecossistema de Varejo funciona como uma bússola do gerenciamento de categoria para o varejo alimentar

PRODUZIDO POR SA+ BRANDED CONTENT

Foto: Stock Adobe

O sortimento é o protagonista de uma loja. Tudo gira em torno dele, de uma seleção bem-feita e uma exposição clara para o shopper navegar com facilidade, aumentando as possibilidades desses itens estarem para sua cesta de compras. Mas também envolve tarefas desafiadoras.

Se por um lado o excesso de produto nas gôndolas confunde o consumidor, podendo trazer um resultado contrário ao consumo, por outro a ruptura seria a pior das opções.

Equilibrar essa equação é um dos grandes desafios do varejista, o qual passa por um bom gerenciamento de categorias. Gestão essa muito importante de ser feita juntamente com a indústria, que conhece a fundo o comportamento de consumo em cada uma de suas categorias de atuação, algo que não seria possível ao varejo com tantas categorias para gerenciar.

"Atuamos em uma cadeia que funciona como uma engrenagem para atender bem o consumidor. Supermercado hoje não é venda de produto, é prestação de serviço. Por isso precisamos ter a indústria do nosso lado para entregar aquilo que o consumidor quer”, afirma João Andrade Nunes, diretor comercial da RedeMix.

Imagens: Especial Categorias de 2023

Assim, essa parceria se torna a chave para o sucesso dos negócios. Porém aí entra outro grande entrave, o de não ser possível estar lado a lado com os fornecedores em todas as lojas. Para ajudar nessa missão, a SA+ Ecossistema de Varejo desenvolveu uma solução para tal impasse: a Solução Sortimento. 

A pesquisa tornou-se, ao longo dos anos, um guia referência para o mercado por trazer a visão da indústria sobre cada categoria, com informações essenciais, como árvore de decisão, sortimento e exposição recomendada, entre outras dicas e números de cada uma das dezenas de categorias publicadas, a fim de auxiliar o varejista na tomada de suas decisões.

"Usamos a Solução Sortimento como bíblia quando o assunto é sortimento. Ela nos ajuda muito no gerenciamento de categoria", destacou Lindonor Peruzzo, diretor da rede de supermercados Peruzzo.

Tayná Lohn, coordenadora de gerenciamento de categorias do Supermercados Imperatriz, diz que diariamente enfrentam o desafio de equilibrar o sortimento de produtos para atender às expectativas do público, cada vez mais exigente e diversificado. 

“A cobertura anual da SA+ tem sido essencial ao oferecer novas perspectivas e insights sobre a definição de sortimento, escolha de marcas, seleção de fornecedores e na compreensão e equilíbrio ideal entre a árvore de decisão e a otimização de planogramas”, destaca.

Ela ressalta ainda o quanto um planograma bem elaborado é crucial, pois impacta diretamente na experiência de compra do consumidor ao maximizar a visibilidade dos produtos e a eficiência no uso do espaço de vendas. Além disso, segundo a executiva, ele facilita a exposição dos produtos de maneira alinhada também às ocasiões de consumo do cliente, tornando a compra mais intuitiva e satisfatória.

A revista tem sido uma bússola que nos guia através das complexidades do varejo, ajudando-nos a fazer escolhas de sortimento mais informadas, estratégicas, e alinhadas com as últimas inovações. Seu impacto em nossos espaços de venda tem sido profundamente positivo, melhorando a navegabilidade e a interação do cliente com nossos produtos, o que torna a experiência de compra mais engajadora e eficiente”, completa.

Participação da indústria é fundamental

Além das informações sobre cada categoria, apresentadas no primeiro volume da sériem o guia destaca também a atuação da indústria, dando dicas sobre com qual das marcas e empresas atuar a partir da visão do mercado.

A Solução, dividida em 3 edições, traz  um guia das marcas mais lembradas pelos varejistas e o top 5 fornecedores de cada categoria. São elas: Categorias - março , Marcas - abril  e Fornecedores - maio .

Oportunidade para os varejistas e também para a indústria, que tem na Solução Sortimento uma vitrine para marcar sua presença, visibilidade essa permanente durante o ano todo, já que as 3 edições funcionam como um guia a ser sempre consultado periodicamente.

 "É imprescindível que a indústria traga, cada vez mais, informações, insights e estudos de mercados que incrementem a estratégia do varejo como um todo. Além disso, investir para estimular a venda e a experiência de compra com inovação e mão de obra especializada”, ressaltou Sebastián Los, presidente do Cencosud Brasil, em entrevista fornecida para a SA+ - Especial Encantamento do Consumidor, em janeiro de 2023.


 

Em 2023, a Solução Sortimento teve 33 mil acessos no portal e a revista chegou à mais de 50 mil profissionais do setor

Saiba como estar na Solução Sortimento 2024 e ter a oportunidade de educar o varejo quanto às melhores práticas de trabalhar com seu portfólio, além de reforçar as categorias em que atua, ser reconhecido e tornar-se a escolha dos supermercadistas. CLIQUE AQUI

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade