Solução reduz o desperdício no FLV

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Reportagem SA+ -

Entenda como algumas ferramentas podem trazer mais rentabilidade para o seu varejo


Foto: Divulgação

Em 2022, o setor de FLV teve um aumento de 44% em valor de vendas, movimentando mais de R$ 19,2 bilhões. Entretanto, essa é uma das categorias com o maior índice de desperdício – cerca de 45%. Os dados são da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), e dentre alguns dos fatores que impulsionam esse percentual está a maturação rápida, principalmente em dias de calor. Por isso, é importante entender como se prevenir.

Atualmente, 58% dos consumidores buscam prioritariamente por esses itens nos supermercados, e a categoria é um dos principais fatores que contribuem com a fidelização, segundo a Nielsen Consultoria. Pensando nisso, muitas redes buscam por soluções tecnológicas para obter os melhores resultados.

A Aravita , por exemplo, é uma startup nacional que utiliza Inteligência Artificial e machine learning para reduzir o desperdício ocasionado pelo excesso de estoque e a perda de vendas devido à falta de produtos nas gôndolas, algo que impacta diretamente a rentabilidade dos varejistas.

“Nossa solução otimiza pedidos, recomendando quantidades ideais de compra para cada SKU e loja. Buscamos entregar o ‘pedido perfeito’. A produtividade também é melhorada, pois permite que os colaboradores se concentrem em desenvolver oportunidades, aprimorar operações e o atendimento ao cliente”, conta Marco Perlman, CEO e cofundador da Aravita. 

Segundo o CEO, o diferencial da ferramenta é o foco nas características específicas do setor de FLV. As condições climáticas e sazonais, por exemplo, impactam diretamente a demanda, qualidade e disponibilidade dos produtos, algo que a tecnologia avalia por meio de seus três pilares: previsão de demanda (p.ex. preço e da atratividade dos produtos), de gestão preditiva de estoque (p.ex. peso, tamanho e durabilidade) e de abastecimento (p.ex. origem, condições de armazenagem e transporte).  “Nossos modelos não projetam apenas as vendas, mas também a evolução dos estoques e os diferentes cenários de abastecimento”, ressalta o empresário. 

Perlman ainda conta que além das variáveis de clima, a solução da Aravita concilia informações internas da rede varejista, – como histórico de vendas, planograma, planejamento de promoções – com diversas variáveis externas como datas comemorativas, indicadores macroeconômicos, preços da concorrência, entre outras , tudo isso aplicado a cada loja e cada categoria de produto.  

O executivo ainda destaca a importância dos colaboradores nos supermercados, para potencializar ainda mais os resultados. “Não abrimos mão de incorporar a realidade da loja e das pessoas que lá trabalham, fundamentais para a avaliação quantitativa e, principalmente, qualitativa dos elementos que influenciam as vendas e a durabilidade dos alimentos frescos”.

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