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(13 Avaliações)Conteúdo patrocinado por Fini - 24/07/2023
A Fini, como líder da categoria, busca potencializar as vendas por impulso através de uma forte estratégia de execução
PRODUZIDO POR SA+ BRANDED CONTENT
Sinônimo de categoria quando o assunto é balas de gelatinas e regaliz, a Fini produz materiais e estratégias para ajudar o varejista a desenvolver uma melhor execução do mix de guloseimas.
Um desses conteúdos foi desenvolvido especificamente para nortear a estratégia do Loja Perfeita, que indica possíveis pontos quentes dentro do ambiente de varejo, MPDVs a serem utilizados e qual o planograma ideal a ser executado.
As orientações fazem parte de um projeto estruturado pela Fini para o crescimento da categoria. O objetivo é melhorar a experiência de compra, em alinhamento com o propósito da empresa de inventar alegria, e estimular o potencial de consumo de itens de guloseima.
Uma das formas de potencializar as vendas no segmento é fazer um bom trabalho de execução na loja, visto que o estímulo visual é o principal fator de decisão na compra de Fini e a maior parte das compras são decididas na loja.
- 60% dos shoppers compram a categoria por impulso*
- 60% da decisão de compra é influenciada pelo estímulo visual¹
A oportunidade de impactar é de apenas 9 segundos no canal atacarejo e de 41 segundos no canal super, por isso, o estímulo visual é tão decisivo.
Para isso, além de manter a gôndola natural bem abastecida, é importante não abrir mão dos pontos extras e explorar os pontos quentes da loja para a categoria, com uma positivação que estimule a interação.
Exemplo de cross merchanding com áreas correlatas: Balas Fini no corredor de biscoitos
Explorar os pontos quentes é fundamental para gerar maior visibilidade e, consequentemente, mais vendas
Visibilidade
As decisões de compra acontecem em sua maior parte na loja, onde o shopper tem o contato direto com os produtos. Sendo assim, é fundamental ficar atento aos principais pontos do PDV, aproveitando a trilha do shopper.
Ambos os formatos de loja podem se beneficiar da exposição no checkout. No canal super, a seção de chocolate em especial é um ponto quente. Já no canal C&C, as ilhas são uma boa alternativa para dar mais visibilidade à categoria.
O shopper de guloseimas apresenta um alto índice de lealdade à marca Fini, o qual é de 82%¹ nos canais super/hiper.
Algumas áreas quentes são:
- checkout
- corredor principal
- padaria e confeitaria
- hortifrúti
- salgadinhos
- bebidas não alcóolicas
Sugestão de cross:
- artigos para festas
- chocolates
- biscoitos e bolachas
Displays podem ser estratégicos em:
- entrada da loja
- ao longo da trilha do shopper, com mensagens que relembram a compra em outras ocasiões
¹Fonte: Pesquisa MC15 para Fini/2019