Saiba como o Zona Sul registrou aumento de 40% nas vendas de um novo produto

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Reportagem SA+ -

Supermercado registrou crescimento de janeiro a abril de 2023 e teve como base iniciativas online e nas lojas físicas a partir de uma solução que permite maior efetividade das ações


Foto: Divulgação

 

A rede de supermercados Zona Sul (RJ) adotou uma estratégia com base no retail media para impulsionar as vendas da Yorgus, marca de iogurte lançada no fim de 2022, utilizando a plataforma da Newtail . Com a tecnologia e a realização de degustação, a empresa conseguiu um aumento de 40% nas vendas do produto entre janeiro e abril nas unidades que participaram da ação em comparação com as que não contaram com a iniciativa. Já a marca de iogurte elevou em 4,5 pontos percentuais sua participação no período.

 

O primeiro passo foi compreender o cenário da indústria e dos concorrentes da marca nas diferentes lojas da varejista para criar estratégias capazes de aumentar a penetração e o market share.   

 

O que é retail media

 

A solução, considerada a terceira onda da publicidade, inova a forma com a qual os dados gerados pelos consumidores são utilizados para impulsionar as vendas e melhorar a comunicação entre varejistas e a indústrias resultando em benefícios mútuos.  

 

Por um lado, o varejo recebe uma renda adicional da indústria, o que pode trazer oportunidades de investimento em melhorias para a experiência do consumidor. Por outro lado, os fornecedores têm acesso a informações mais precisas sobre os consumidores, permitindo uma comunicação mais assertiva. 

 

Com os dados gerados pelos consumidores, o retail media permite que varejistas e a indústria ofereçam anúncios personalizados e promoções mais direcionadas com diferentes pontos de contato ao longo da jornada do cliente. Isso contribui para uma melhor experiência do consumidor, ao mesmo tempo que pode impulsionar as vendas. 

 

Em resumo, o retail media é uma estratégia que aproveita os dados gerados pelos consumidores para beneficiar tanto o varejo quanto a indústria. Essa abordagem contribui para ativar o consumidor em todas as etapas de sua jornada de compras, resultando em melhores resultados para as empresas e uma experiência mais satisfatória para os consumidores. 

 

Integrando físico ao digital

 

Para o cofundador da  Yorgus, Enrico Leta, o método inova ao oferecer um nível ainda maior assertividade. “Sempre fizemos degustação e na maioria das vezes a gente não tinha acesso aos dados de sell out, porque o varejista não mandava. Por isso, não tínhamos visibilidade de qual foi o resultado real da ação. Víamos um pico de venda, mas não sabíamos se as elas tinham aumentado” conta Leta. “Com a Newtail, a gente passou a ter esses resultados mensuráveis e um nível de detalhe muito grande, o que é muito valioso. Essas informações são essenciais para tomar uma decisão se vale o investimento em uma ativação ou não — seja nas lojas físicas ou no e-commerce”, completa. 

 

Com parte da estratégia aplicada, no e-commerce foi possível identificar que o site da Zona Sul era a 4ª "loja" com maior faturamento da Yorgus e a 6ª com a maior oportunidade de venda. A ativação via banner e a compra de palavras-chaves também impulsionaram as vendas on-line aumentando em 8,3 pontos percentuais o market share do produto. Nas lojas físicas foi aplicado uma redução de 15% no preço do iogurte da marca. Também foram realizadas ativações de segunda a sexta-feira e degustações, além de destacar a exposição do produto com auxílio de um painel Led. Para além dessas ações, no omnichannel foi realizada a identificação e segmentação de consumidores-chave para o envio de ofertas especiais via CRM, o que também resultou na aquisição do produto tanto offline quanto online.

 

Para Gabriel Monteiro, CEO e fundador da Newtail, empresa especializada em retail media, o uso da estratégia beneficia todos os envolvidos. “As grandes marcas agora podem investir seus orçamentos comerciais e de mídia em escala de forma efetiva, aumentando o ROI e sem desperdiçar recursos. Os varejistas ganham não apenas tendo mais uma forma de rentabilização, mas também com o acesso a informações que podem gerar acordos mais rentáveis e direcionar seu planejamento estratégico”, explica. 

 

Para monteiro, os resultados alcançados com a marca Yorgus demonstram a efetividade da tecnologia. “Isso mostra a capacidade omnichannel do retail media de promover estratégias que estão coerentes com o momento de compra do consumidor, sendo possível mensurar cada ativação de ponta a ponta”, comenta. 

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