Próximos passos: os planos do Muffato depois de um ano de conversões

Avaliação:

(11 Avaliações)

Alessandra Morita -

Os aprendizados nesse processo e o que vem pela frente foram abordados em entrevista do diretor da varejista, Ederson Muffato, à SA+ Ecossistema de Varejo


Foto: Divulgação

No final deste mês, o Grupo Muffato  completa um ano da compra de 16 lojas do Makro, de um total de 24 que tiveram seu potencial analisado. O negócio impôs uma verdadeira maratona à empresa, que chegou ao fim de 2023 com apenas duas lojas remanescentes para serem inauguradas no início de 2024. Na última sexta-feira (05/01), o ciclo foi completado com a abertura das unidades do bairro da Lapa, na capital paulista, e de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo. 

Essa foi a primeira aquisição de grande porte da companhia e o passo mais importante dado para ampliar sua presença no maior mercado consumidor do País: o Estado de São Paulo. Até então, a empresa atuava em algumas cidades próximas ao norte do Paraná, como Ourinhos e Presidente Prudente. Agora, conta com 3 lojas na capital paulista e em cidades importantes do interior, caso de Sorocaba e Campinas, e da Grande São Paulo, a exemplo de Guarulhos, Santo André e da própria São Bernardo do Campo. 

“Não digo que o ano de 2023 foi o mais difícil. Teve a perda do meu pai, e nada supera isso, e quando ele iniciou o negócio, tendo que vender o almoço para comer a janta. Mas, nos últimos 27 anos, desde a perda dele, o ano passado foi o de maior desafio para nós”, conta Ederson Muffato, diretor da empresa. 

Quem conhece a varejista, sabe da sua história. Em 1974, José Carlos Muffato, conhecido como Tito, pai de Ederson e dos outros dois diretores da companhia – Everton e Eduardo – fundou a empresa na cidade paranaense de Cascavel. Assim como fizeram os grandes empreendedores do setor, Tito buscou as oportunidades para a varejista crescer, mas acabou falecendo em um acidente aéreo em 1996. 

A partir de então, coube aos irmãos, naquela época ainda adolescentes, tocar o negócio com a mãe. Dois deles – Everton e Ederson – se dividiram na última sexta para acompanhar a inauguração simultânea das duas lojas que finalizaram essa etapa de expansão da empresa. “O ano de 2023 foi totalmente para disruptar a empresa. A aquisição nos fez chegar a São Paulo e nos colocou em outro patamar”, avalia Ederson. 

Lapa e São Bernardo

Em comum, as duas unidades têm o fato de contarem com boas localizações. “São pontos icônicos”, resume Ederson. A loja de São Bernardo, por exemplo, conta com acesso pela Rodovia Anchieta, o que hoje não seria aprovado em uma nova construção. “Teríamos que fazer o acesso por uma rua atrás da loja e pegar alguma alça já consolidada”, explica. Outro diferencial, de acordo com o diretor da companhia, é que a unidade conta com o “melhor conjunto de soluções da companhia”.

“Cobrimos metade do estacionamento e vamos ter posto de gasolina, lotérica e locadora de carros. Ficamos com uma área de 2.000 m², para onde pretendemos trazer uma academia e uma loja voltada a produtos para pets. Também estamos conversando com uma empresa de fast food para ter um drive thru no estacionamento”, conta. 

Para Ederson, a região do Grande ABC, onde fica a unidade, possui um ambiente bastante competitivo. Com isso, ele acredita que será preciso se diferenciar para gerar fluxo de clientes. O diretor lembra ainda que a unidade ficou 9 meses fechada e que a transformação na loja – a terceira maior entre as adquiridas do Makro, com 6.000 m² de área de vendas – foi total. Além disso, a marca anterior ocupou o local por 5 décadas, mas nos últimos anos o faturamento estava aquém do potencial. “Acredito que essa loja deve levar de um ano a um ano e pouco para maturar”, avalia. 


Foto: Divulgação

Já a loja da Lapa fica próxima à Marginal Tietê, de onde é possível enxergar, por meio de uma fachada de vidro, o açougue do novo Max Atacadista. A unidade, onde no passado funcionava uma fábrica, foi a que mais exigiu intervenções durante o processo de reforma. “Abrimos toda a loja”, conta o diretor do Muffato. “O cliente que era frequentador da loja vai tomar um susto quando entrar lá”, comenta Ederson. Falando sobre o consumidor, outra característica é que o cluster da unidade está um pouco acima de outras filiais em função do bairro em que está localizada. 

Aprendizados

Um passo como o dado em 2023 foi algo inédito na história do Muffato. “Já tínhamos feito aquisições de 3 lojas, mas comprar 16 unidades com 11 postos em apenas duas cidades que já operávamos, foi realmente novo para nós”, avalia Ederson.

O principal aprendizado desse processo, segundo o diretor do Muffato, foi colocar um foco de atenção maior em pessoas e na jornada logística. No primeiro aspecto, a empresa transferiu para São Paulo mais de 200 líderes que estão há bastante tempo na empresa e conhecem bem sua cultura e processos. 

Já na questão logística, a varejista instalou um centro de distribuição em Itupeva, no interior de São Paulo, que começou a funcionar bem antes de a primeira loja adquirida ser inaugurada. 

Próximos passos

Para este ano, o Grupo Muffato retomará seu plano de expansão orgânica e de reformulação de lojas. “No ano passado, reformamos menos do que o normal para focar as lojas adquiridas. Também vamos reavivar nosso estoque de terrenos, pois já tínhamos muitos projetos aprovados”, afirma Ederson (foto abaixo). 


Foto: Divulgação

Em termos de maturação de lojas, o diretor compara este ano com outros. Em média, a empresa sempre contou com 7 a 8 lojas em fase de maturação – de inaugurações do ano anterior –, enquanto em 2024 serão 19 unidades entre as que eram do Makro e outras aberturas feitas pela empresa em 2023

O diretor do Muffato ressalta que o ponto de maturação das novas unidades é algo desconhecido justamente pelo fato de ser o primeiro negócio desse porte da companhia. “Estamos tendo gratas surpresas, com lojas acima do esperado, mas também observamos que algumas deverão demorar um pouco mais do que imaginávamos”, comenta. 

Para Ederson, existe ainda um paradoxo que torna complexo entender o tempo de maturação das lojas. No caso de São Bernardo, por exemplo, ao mesmo tempo em que é comunicado que o consumidor vai encontrar uma proposta diferente de compras e atendimento, a localização já é associada pelo público como um “supermercado” pela existência de um Makro anteriormente. É diferente, por exemplo, da cidade de Assis, onde foi inaugurada a primeira loja da empresa em 2023. Embora a população já conhecesse a varejista pela proximidade de Ourinhos e Londrina, a localização como ponto de compras é algo novo. 

Seja como for, um ciclo importante na história da varejista foi concluído nos primeiros dias de 2024. Os próximos passos podem ser resumidos pelas palavras do próprio Ederson: “O avião decolou. Agora é fazer com que nivele e pegue velocidade”. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn Instagram   Facebook

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade