Provisão de verba: Quanto gastar em uma ação de trade marketing?

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Lucia Camargo -

Especialista destaca quais pontos devem ser considerados antes da tomada de decisão em relação ao investimento na promoção de um produto ou categoria

Foto: Divulgação

Ações de trade marketing precisam ter um gerenciamento eficaz das verbas provisionadas para que de fato sejam rentáveis, afinal, no final das contas, a equação lucro menos investimento precisa ter um resultado positivo. 

Kleber Astolfi, COO (executivo-chefe de operações) da Astéria , indica que a provisão de verba deve ser o primeiro passo dado pelo varejista ao planejar uma promoção. “É necessário alocar um orçamento específico para as promoções, levando em consideração os custos de marketing, descontos concedidos, materiais promocionais e qualquer outro gasto relacionado às campanhas”, diz.

O calendário promocional pode levar em consideração dados históricos de vendas, tendências de mercado e comportamento do consumidor. Ele recomenda uma antecedência mínima de três a seis meses, mas com flexibilidade para ajustar estratégias de acordo com o dinamismo do mercado.

Ele ressalta que é preciso considerar sazonalidades, datas comemorativas, eventos locais e oportunidades de parcerias estratégicas para elaborar um calendário promocional relevante e atrativo para os consumidores.

“Quando se fala em planejamento promocional, um ponto a considerar é a parceria entre varejista e indústria, é uma peça-chave para um planejamento de calendário promocional mais eficiente e orientado para resultados. A colaboração entre indústria e varejista pode permitir a negociação de condições comerciais mais vantajosas, como descontos, prazos de pagamento ou até mesmo exclusividade em determinadas promoções, beneficiando ambas as partes”, afirma.

De acordo com Astolfi, a indústria pode fornecer suporte na execução das estratégias promocionais, garantindo que os produtos estejam disponíveis, os materiais promocionais sejam entregues e as expectativas de ambas as partes sejam atendidas. “A indústria possui uma visão mais abrangente do mercado, incluindo tendências de consumo, lançamentos de produtos e sazonalidades.

Essas informações são valiosas para orientar o varejista na criação de um calendário promocional mais alinhado com as demandas dos consumidores. Quando varejistas e indústria trabalham juntos, os interesses estão alinhados para impulsionar as vendas. Isso pode resultar em estratégias promocionais mais coerentes, aproveitando oportunidades de mercado de forma mais eficaz”, diz.

Ele afirma ainda que o gerenciamento eficaz da verba destinada ao trade marketing pode ser facilitado por meio de plataformas especializadas, como o TradeSuite, que possibilitam a alocação, planejamento, execução e monitoramento das ações promocionais, garantindo o uso adequado dos recursos.

“Isso engloba estabelecer limites de gastos para diferentes canais, regiões ou clientes, acompanhar os custos reais e compará-los com o orçamento planejado. Além disso, essas plataformas permitem o envio de evidências que comprovem a execução das ações conforme o planejado, mitigando possíveis fraudes e assegurando a obtenção da verba de trade marketing disponibilizada pela indústria”, explica o especialista.

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