Primeira edição do Trade Connection supera expectativa de público

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Barbara Fernandes Silva e Tatiane Pamboukian -

Evento consolida-se como um marco na transformação do trade marketing. Saiba como foi

Promovido pela SA+ Trade, braço da SA+ Ecossistema de Varejo, o Trade Connection reuniu ontem (29), em São Paulo, cerca de 1.500 profissionais do varejo alimentar em um encontro de muito conteúdo e conexão.

Informação em mais de 20 apresentações distribuídas em nove painéis, que contaram com grandes nomes da indústria e do varejo, além de momentos para consultorias do setor. E intenso relacionamento em um ambiente montado para tal, com feira, coquetel, música, atrações e muita descontração. 

Mediada por Sergio Alvim, CEO da SA+ Ecossistema de Varejo, e Eduardo Jaime, sócio-fundador da SA+ Trade, a plenária trouxe algumas provocações, cases e troca de experiências. 

Juntos para promover resultados incríveis 

Contrário ao ditado popular, quando se trata do varejo alimentar, one size "Does not" fit all. Cada atacarejo e cada supermercado tem um formato específico e é necessário que a indústria se atente às peculiaridades de forma individual para aplicar ações. Foi com essa provocação que Marcos Samaha, CEO do Tenda Atacado , abriu o 1º painel.

Com a temática “Visões do trade do ponto de vista da indústria e do varejo”, Samaha levou seu insight como varejista e compartilhou a metodologia S.M.A.R.T (Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e com Data) para medir os resultados das ações e promover uma retroalimentação dos resultados.

Já do lado da indústria, Tirso Mello, VP de Brazil Sales da Procter & Gamble (P&G), compartilhou algumas estratégias para o desenvolvimento de categorias com produtos da empresa que tiveram mudanças bem aceitas entre os consumidores. Segundo dados da apresentação 55% das vendas de amaciantes no C&C são via concentrados, mas o espaço em gôndola ainda não reflete esse share.

No 2º painel do dia, o tema foi “Objetivos dos investimentos em Trade” e para falar desse assunto, Fabio Acayaba, especialista em Trade Marketing, e Eandres Gomes, CMO do Grupo Amigão , subiram no palco. Os palestrantes destacaram a importância da união entre o varejo e a indústria por meio da comunicação para que ambos alcancem o objetivo de ter sucesso com as vendas. 

Além disso, foram levantadas algumas provocações sobre como os planejamentos, muitas vezes, falham ao alcançar as lojas e levar a cultura até esse ponto. Por isso é preciso estabelecer bem o objetivo esperado com determinada ação. Em fala aplaudida pelo público, Acayaba finalizou o painel com um recado para os varejistas e indústria – é preciso extinguir as mesas quadradas e usar mesas redondas, onde o objetivo em comum é colocado no centro. “Juntos podem sair planos com resultados incríveis, e o investimento é natural e consequência. Tem uma grande oportunidade de protagonismo para cada um aqui promover isso”.

A plenária contou ainda com cases da Oxxo, Grupo Pereira, Condor Supermercados, Dalben Supermercados, entre outros. Camila Assis, head de marketing e comunicação externa do  Grupo Nós , responsável pelo OXXO e Shell Select, juntamente com Felipe Votisch, diretor nacional de Trade Marketing e Merchandising da  Nestlé Brasil , mostraram como o trade marketing pode ser uma estratégia a ser explorada também pelo formato de proximidade

Outras apresentações abordaram desde como estruturar os KPIs do trade, com Fernanda Dalben, diretora de marketing do  Dalben Supermercados , e Núria Piai Nava, head de Field Sales da  Red Bull , a como humanizar a relação com o consumidor, conectando-se a ele por meio do mundo das redes sociais com a influenciadora Carol Babadeira, também diretora de marketing no  Grupo Royal . Andreia Zonta, diretora do Condor Supermercados , e Manuela Telles, diretora de Trade Marketing da  Ambev , falaram também desse mundo digital e os desafios de estabelecer um trade multicanal, e Gabriel Monteiro da Newtail palestrou sobre retail media

Marcos Bauer, diretor de Trade Marketing da  P&G , e Antonio Marcos, diretor de Trade Marketing do  Grupo Pereira , mostraram ainda como a indústria pode ajudar o varejista fazendo um gerenciamento da categoria que ela domina e aumentar a rentabilidade com ações simples que, muitas, nem demandam investimento. Os painéis foram encerrados por Ricardo Piccoli, Sr. Director de Special Channels & Trade da  Heineken , com provocações para o profissional de Trade.

Confira a cobertura completa desse encontro que foi um marco na transformação do trade marketing e no fortalecimento da conexão entre varejo e indústria na nossa próxima edição.

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