Presidente do Carrefour comenta sobre resultados e fechamento das lojas

Avaliação:

(8 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Benefícios econômicos da decisão já devem aparecer nos primeiros meses do ano, segundo Stéphane Maquaire

Foto: Divulgação

Em uma teleconferência de resultados na última terça (20), Stéphane Maquaire, atual presidente do Carrefour , afirmou que o fechamento de 123 lojas foi algo difícil, mas necessário para a companhia se preparar para o novo ano, e os benefícios econômicos dessas operações vão começar a aparecer já no primeiro trimestre de 2024

A companhia ainda projeta a venda de 40 das 123 unidades, algo que soma um valor de cerca de R$ 400 milhões. Em relação a possíveis fechamentos além dos planejados, a companhia garantiu que esses serão mais pontuais, e não terão a mesma magnitude.

Além disso, a empresa informou que 18 das lojas fechadas receberão investimentos que variam entre R$ 25 milhões e R$ 35 milhões para conversão em outras bandeiras.  

Um dos analistas presentes na conferência questionou o investimento baixo, frente a média do mercado, e a empresa respondeu que isso ocorrerá devido ao conhecimento adquirido com as últimas conversões, algo que impacta no uso mais eficiente de recursos. 

As lojas fechadas realizaram uma série de promoções para liberar o estoque, e quando questionado se isso impactaria a margem, Eric Alencar, vice-presidente de finanças, disse que o braço de varejo está em processo de transformação, e isso passa por revisão de sortimento e outras ações táticas, por isso, ainda é um processo em construção.

Outra questão levantada abordava o ritmo de vendas nas mesmas lojas do Atacadão, que apresentou queda de 1,8%, principalmente devido à deflação alimentar. Para isso, Maquaire citou alguns fatores que irão impulsionar uma melhora no resultado, como iniciativas na área on-line, a volta leve da inflação alimentar, e o aumento de serviços em 100 novas lojas neste ano.

Durante a conferência o executivo ainda lamentou o falecimento de Abilio , que segundo ele, foi uma forte inspiração e trouxe importantes provocações.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook

Fonte: Valor Econômico

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade