Pesquisa aponta que somente uma liderança flexível será capaz de lidar com o mundo complexo e tecnológico da atualidade

Avaliação:

(0 Avaliações)

Reportagem SA+ -

A pressão por mudanças e o surgimento de novas tecnologias e metodologias de trabalho exigem uma evolução no perfil dos líderes das empresas


Foto: Adobe Stock

O levantamento “Panorama Liderança”, feito pela Amcham em parceria com a Humanizadas , contou com a participação de 763 executivos, sendo 56% do alto escalão das empresas e 66% de companhias de pequeno e médio portes.

Segundo Abrão Neto, CEO da Amcham, em citação no relatório de divulgação do estudo, o levantamento identificou um caminho de transição para uma liderança mais flexível, colaborativa e criativa, com menor ênfase em gestão e execução.

“Isso não significa negligenciar a organização e a realização. Esses aspectos continuam sendo importantes, mas a liderança baseada em estruturas rígidas não será mais suficiente para lidar com as mudanças rápidas do mundo complexo e tecnológico de hoje”, apontou.


Foto: Adobe Stock

Além disso, o relatório no qual os resultados do levantamento foram divulgados explica que o objetivo dos líderes deve ser o de buscar um equilíbrio entre os pilares que envolvem o seu papel. Nesse sentido, a pesquisa apurou seis exemplos de como praticar uma liderança mais flexível, inovadora e colaborativa. Confira.

01- Flexibilidade de horários
Dependendo do tipo de trabalho a ser realizado e do segmento de atuação da empresa, o líder pode permitir que as pessoas escolham seus horários de trabalho ou que haja maior flexibilidade. Isso, claro, a partir de situações que se justifiquem, como problemas na família ou outros desafios pessoais. Atuar dessa forma transmite ao time confiança, o que reflete na satisfação e na produtividade.

02- Decisões democráticas
Buscar a opinião e conselhos da equipe é uma maneira de contar com um ambiente colaborativo. Essa iniciativa pode ser feita, por exemplo, por meio de reuniões de troca de experiências que aconteçam de forma frequente.

03- Inovação por meio do aprendizado contínuo
Uma maneira de fomentar a capacidade de inovar é garantindo um ambiente que valoriza o aprendizado contínuo e a experimentação. Isso pode ser feito com treinamento, apoio à participação em conferências e workshops e dedicação de parte do tempo a projetos e à exploração de novas ideias.

04- Colaboração e inovação por meio do digital
Compartilhar ideias, solicitar feedbacks e trabalhar em conjunto nos projetos pode ser mas fácil com a utilização de ferramentas como Slack, Microsoft Teams ou Google Workspace. O uso dessas plataformas também deve ser estendido à comemoração de sucessos e compartilhamento de aprendizados, além de funcionar como um canal de comunicação mais efetivo para compartilhar o que está acontecendo na companhia. Isso ajuda a promover transparência e inclusão.

05- Flexibilidade nas políticas de trabalho
No pós-pandemia, o trabalho remoto ou híbrido passa a ser uma boa política de trabalho, capaz de aumentar a motivação e de demonstrar que o líder e a empresa valorizam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

06- Criação de squads ou círculos de gestão
Essa forma de trabalho representa uma estrutura organizacional flexível, colaborativa e inovadora. É comum em empresas de tecnologia ou companhias que adotam práticas ágeis e consiste em formar uma equipe multifuncional autogerida que tem a liberdade de decidir como trabalhará para alcançar seus objetivos.

Matéria publicada originalmente na edição de setembro.  

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn,   Instagram  Facebook  

 

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade