Penetração de atacarejo cresce 11 p.p em quatro anos enquanto hipermercado cai

Avaliação:

(5 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Cash & carry tem se mostrado o formato de varejo alimentar mais resiliente no Brasil


Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

Nos últimos quatro anos, os atacarejos aumentaram sua penetração entre os consumidores brasileiros de 62% para 73%, mais de 10 p.p. Assim, o formato atualmente alcança cerca de três quartos dos domicílios. 

Em movimento contrário, os hipermercados apresentaram queda entre 2019 e 2023, passando de 46% para 35%, algo que também tem impulsionado a expansão do modelo de cash & carry.

Os dados pertencem ao relatório do BTG Pactual , e segundo os analistas responsáveis pelo estudo, o atacarejo tem se mostrado o formato de varejo de alimentar mais resiliente no Brasil, apesar de uma certa saturação advinda do crescimento acelerado dos últimos anos.

Os especialistas ainda afirmam que nacionalmente, o papel antes ocupado pelos hipermercados como lojas de suprimento geral foi substituído pelo cash & carry.

 O relatório também comenta sobre os principais players que impulsionam esse movimento – Assaí, Atacadão, e Grupo Mateus, além de vários outros players regionais; responsáveis por entregar um crescimento acima da média e atraírem os consumidores que anteriormente faziam suas compras em outros formatos.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook

Fonte: O Globo

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade