NielsenIQ aponta categorias que apresentaram maior aumento no volume de vendas

Avaliação:

(0 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Após dois anos de queda, mercado reage com números positivos


Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

O volume e o valor de produtos vendidos dentro do segmento de alimentos tiveram alta de 1,7% e 8,2%, respectivamente, em 2023. Já em relação às bebidas o volume de vendas avançou 3%, enquanto itens de higiene e beleza cresceram 5,4%. Em termos gerais durante o período, as vendas em volume apresentaram alta de 2,6%, demonstrando uma recuperação após dois anos de queda (-0,4% em 2021 e -1,6% em 2022).

Os dados pertencem ao levantamento desenvolvido pela NielsenIQ e também mostram que 35 das 50 categorias pesquisadas tiveram ganho de volume e valor no ano passado, com destaque para os sucos prontos, desodorantes, cremes para a pele e energéticos

Gabriel Fagundes, executivo da empresa, conta que a perspectiva para este ano é de alta mais consistente no volume sem perder em preço e com melhora no mix de produtos e marcas de mais qualidade e/ou valor. 

Essa melhora evidenciada na pesquisa pode ser observada em relatos de varejistas. O GPA, por exemplo, divulgou alta de 4,2% nas vendas de lojas no 4º trimestre de 2023, durante a conferência de resultados. Já Belmiro Gomes, presidente do Assaí, conta que tem observado um início de ano bem mais positivo, e que o ganho tem vindo muito mais de volume do que por inflação – o oposto do ocorrido em 2020 e 2021.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook

Fonte: Valor Econômico

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade