Nestlé lidera premiunização do mercado de cafés

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Na categoria, vendas de produtos premium crescem 34% em solúveis, 20% em torrado e moído e 15% no segmento de cápsulas

Aconteceu com os vinhos. Depois com as cervejas. E agora é a vez dos cafés. O brasileiro gostou da ideia de consumir opções de melhor qualidade, seja na versão torrada e moída, solúvel ou em cápsulas.

Se antes o segmento mainstream dominava completamente o mercado, hoje os cafés especiais são cada vez mais consumidos. E esse movimento não ficou restrito às cafeterias. Grande parte desse consumo acontece dentro de casa – movimentando R$ 17 bilhões por ano –, o que revela grandes oportunidades para o autosserviço alimentar.

Dona de marcas como Nescafé, Dolce Gusto, Nescafé Origens do Brasil, Nescafé Gold, Nescafé Intensidade Máxima e Nature’s Heart, além de responder pela comercialização no varejo dos cafés Starbucks, a Nestlé  é a grande parceira do setor nesse processo de premiunização da categoria. Possui no portfólio opções para quem já incorporou o café especial à rotina diária e outras com o papel de incentivar mais consumidores a fazer esse trade up.

 

Ambientação da seção de cafés do Pão de Açúcar Real Parque, São Paulo - SP

Atualmente, o shopper demora, em média, apenas 31 segundos para comprar café nos supermercados. Com um trabalho feito com metodologias de gerenciamento por categorias, envolvendo a definição correta do planograma, o desenvolvimento de nova ambientação e a inserção de informação no corredor de cafés, a Nestlé investe para tirar essa escolha do modo automático, estimulando a aquisição de produtos de melhor qualidade e que geram mais margem. "E como o paladar não retrocede, gerar essa experimentação é fundamental para fidelizar o consumidor no mundo dos cafés de alto valor agregado", explica Denis Valle, Gerente de Trade Marketing Cafés da Nestlé Brasil.

Sustentabilidade

Além do investimento comercial, outro pilar altamente valorizado pela Nestlé é a sustentabilidade. Prestes a oferecer a primeira marca de cafés carbono neutro no país – o que ocorrerá ainda neste ano de 2022 –, realiza um trabalho diverso e contínuo em prol do meio ambiente. Nescafé Origens do Brasil, por exemplo, é parceiro da SOS Mata Atlântica na maior ação de plantio de árvores no bioma, que vai restaurar mais de 1.200 hectares de mata nativa. Uma árvore será plantada a cada produto vendido da marca Nescafé Origens do Brasil.

A empresa também reforçará o incentivo à reciclagem de cápsulas por meio de uma pioneira ação em conjunto com o varejo e os Correios. Até 2025, todas as embalagens serão recicláveis ou reutilizáveis e 100% do processo produtivo utilizará somente energia de fontes renováveis.

A Nestlé é a parceira ideal do varejo na categoria de cafés por entender a fundo os desejos do público e respeitar toda a cadeia, desde a colheita, passando pela execução nas lojas, até a xícara do consumidor que, cada vez mais, não abre mão de um bom café na sua rotina diária. 

  

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