Metade da cesta do shopper é formada por itens indulgentes e mais de um terço por saudáveis

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Reportagem SA+ -

Saiba mais sobre a incidência dessas categorias apontadas em pesquisa da Horus


Foto: Adobe Stock

Duas grandes tendências atuais são as categorias de indulgentes e saudáveis . Para se ter uma ideia, a cesta do shopper é formada por 50,7% de itens indulgentes, 35,4% de alimentos e bebidas saudáveis e 13,8% de produtos da Cesta Básica.   

Além disso, a incidência dos indulgentes é de 71,5% enquanto a dos saudáveis alcança 59,9%. Esse percentual tem um aumento durante a época das festas de fim de ano, em dezembro de 2022, por exemplo a incidência dos itens associados a ocasiões de consumo de prazer alcançou 75,9%. Já a categoria que visa a saudabilidade atingiu 65,8% de incidência.

Os dados são do levantamento “Shopper em Foco”, realizado pela Horus entre janeiro de 2022 e setembro de 2023. Segundo a pesquisa, o sabor é fundamental mesmo quando o objetivo é ser saudável e a escolha por produtos indulgentes ou saudáveis é impactada pela missão de compra do shopper, canal selecionado e ocasião de consumo. Produtos indulgentes, por exemplo, se destacam em compras não planejadas no varejo de vizinhança.

Os itens saudáveis são em média 26% mais caros do que os indulgentes, sendo assim a categoria que visa saudabilidade está mais presente nas cestas dos shoppers de maior renda. Vale notar ainda que as classes A e B são as com o menor percentual de incidência de alimentos e bebidas indulgentes com 66,8%, contra 72,3% das classes D e E. 

Nos canais online, as categorias mais presentes no carrinho do shopper são as castanhas, refrigerante, snacks e salgadinhos, balas, chocolate, biscoitos e pães.

Ademais, a categoria indulgência permissiva este cada dia mais presente no carrinho dos shoppers. Essa subcategoria que busca unir “o melhor dos dois mundos” já representa uma fatia de 5,2% entre os indulgentes e é composta por refrigerantes sem açúcar, biscoitos integrais ou sem glúten, laticínios sem lactose, bebidas achocolatadas proteicas e muito mais.

De forma semelhante, temos também os saudáveis indulgentes que já representam uma fatia de 27,2% da categoria. Alguns dos itens que se destacam nessa definição são os sucos prontos, as barrinhas de cereal ou energéticas com sabores variados, os amendoins saborizados, gelatinas entre outros.

Por fim, a pesquisa ressalta que é preciso ter cuidado ao clusterizar shoppers, pois suas compras não são OU Saudáveis OU Indulgentes. Carrinhos de categorias saudáveis tendem a ter outros produtos saudáveis, mas também há uma grande convivência com indulgentes.  

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