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(2 Avaliações)Reportagem SA+ - 23/12/2021
Mesmo após pico de vendas, produtos premium mantêm espaço na cesta de compras. Marca Lysol agora investe para incluir o produto na rotina de mais famílias. Confira 10 passos para melhorar a execução
Fotos: Divulgação
Desde as primeiras semanas da pandemia, desinfecção se tornou um atributo decisivo na escolha de produtos de limpeza pelo brasileiro. Lysol, uma marca global do Grupo Reckitt com 130 anos de história, passou a fazer parte da cesta de compras de milhares de shoppers em todo o país.
Nos formatos aerossol, líquido e em lenços de desinfetantes, Lysol é vendido desde maio de 2020, quando estreou nas gôndolas do varejo nacional, confirmando o grande potencial para comercialização dos desinfetantes premium por aqui.
Vale lembrar que o mercado de desinfetantes já vinha em ritmo forte no Brasil, com crescimentos em torno de 30%. Com a pandemia as vendas chegaram a crescer 4 vezes. Neste momento em que dois terços da população está completamente imunizada, o pico de vendas passou, no entanto o segmento se mostra consolidado em um novo patamar.
Leticia Pires, gerente de marketing da marca Lysol, avalia que o crescimento de produtos premium como Lysol – que trazem maior tíquete médio – se manterá, uma vez que os hábitos de limpeza e higiene também serão mantidos na rotina dos brasileiros.
O novo normal na seção de produtos de limpeza passa por atender um consumidor que se tornou mais exigente e quer colocar no carrinho de compras produtos que garantam não só limpeza e perfumação, mas também desinfecção e proteção para toda a família.
A Reckitt sabe que essa mudança de comportamento está longe de ser algo pontual, por isso vê espaço para Lysol avançar cada vez mais. A categoria de desinfetantes premium ainda tem baixa penetração nos domicílios, ao contrário do que acontece em países como os EUA, onde são utilizados no dia a dia para higienizar calçados, colchões, tapetes, carrinhos de bebê, sofás, mochilas, bolsas, entre outros objetos e superfícies.
“Com pouco mais de um ano de lançamento, Lysol já alcançou dois dígitos de market share como total marca. Nosso objetivo agora é mostrar aos consumidores a utilidade de Lysol dentro e fora de casa na proteção contra os germes”, afirma Letícia.
Para estimular o hábito de utilizar Lysol, a marca desenvolveu campanha com participação do humorista Rafael Portugal, mostrando como o produto pode garantir praticidade na adoção de medidas de prevenção em diferentes atividades do dia, como frequentar uma academia ou usar banheiro público. “Com uma comunicação leve e divertida, queremos educar os consumidores mostrando como Lysol pode ser incluído na rotina do dia a dia”, destaca Leticia Pires.
Ajuste seu planograma e rentabilize a seção de desinfetantes
Para garantir maior visibilidade aos desinfetantes premium, o Grupo Reckitt recomenda 10 passos: