Inovação vem de todos

Avaliação:

(0 Avaliações)

Redação SA Varejo – redacao@savarejo.com.br -

Em seu laboratório, o GPA incentiva a busca por melhorias constantes em processos, experiência de compra, entre outros pontos. Também desenvolve um trabalho com startups


Experiencia
: em um espaço de 100 m2, funcionários do grupo, de diferentes áreas, exercitam ideias e soluções para melhorar a experiência de compra do consumidor

 

O GPA não acredita que inovação deve ser assunto restrito a um departamento da empresa. Ao contrário, a crença da companhia é de que novas ideias e tecnologias devem brotar de todas as áreas. Em janeiro deste ano, a companhia deu mais um passo para fortalecer a cultura de inovação ao criar o GPALab , um espaço com mais de 100 m2 na sua sede, na cidade de São Paulo, que conta com o apoio da LG. Com três ambientes modernos, o local é destinado a palestras, workshops, reuniões, treinamentos e outros eventos internos. Illan Israel, head de inovação do GPA, conta que a ideia é estimular todos os setores a participar do processo, mas com uma estrutura corporativa dedicada exclusivamente à inovação para processar e encaminhar as novidades. Essa estrutura vai colaborar para que a companhia se mantenha atenta aos movimentos do mercado, buscando parcerias e novas soluções.

“Queremos todas as boas ideias e inovações que possam contribuir para melhorar a experiência de compras dos clientes e os fluxos internos da companhia, além de iniciativas inovadoras que colaborem para o caminho do GPA rumo à transformação digital”, destaca o diretor. O GPA percebe que o consumidor brasileiro está cada vez mais multicanal e utiliza todas as tecnologias ao seu alcance para obter o máximo de vantagem em suas compras. “É fundamental que as empresas acompanhem esse cenário. No entanto, a cultura de inovação deve ir além de uma área com pessoas dedicadas a isso, já que a transformação digital é transversal e passa por todos os setores da empresa”, acredita o head de inovação do Grupo.

 

GPA lab: Sete primeiros meses
Atividades a todo o vapor e grande adesão

  • Mais de 50 atividades
  • 2.500 participantes envolvido

 

Projetos que saíram de lá 
Um dos “produtos” do laboratório é o “Minhas Preferências”, disponível no aplicativo do Pão de Açúcar Mais. Ele permite aos clientes cadastrar as informações que agilizarão seu atendimento nos checkouts. Exemplo: CPF na nota e recarga para celular, entre outras. Além da satisfação do cliente, a funcionalidade aumenta a velocidade dos caixas, evitando filas.

 

Aproximação com Startups

  • Parcerias com startups surgiram de conversas no laboratório de inovação. Segundo Illan Israel, essas empresas detêm soluções para continuar modernizando as relações do varejo com seus consumidores e aumentando a eficiência nas operações de backoffice
  • Além de realizar pitch, concurso de inovação voltado para startups, o GPA fechou neste ano parceria com a Liga Ventures, aceleradora focada em gerar negócios entre startups e grandes corporações. A empresa fará parte dos dois próximos ciclos de aceleração da Liga Retail – programa que prospecta, seleciona e acelera startups com soluções para o varejo
  • Os projetos deste ano envolvem comparadores de preço, experiência na loja, logística, lawtechs (produtos e serviços para melhorar a área jurídica), gestão de loja, realidade aumentada, além de Big Data e IoT (internet das coisas). “Sempre há espaço para mais inovações”, afirma o diretor Illan Israel

 

Como funciona
Quando você associa conhecimento a inspiração de várias pessoas, as soluções aparecem

  • São realizados eventos abertos e fechados
  • Nos abertos, os colaboradores podem se inscrever
  • Nos fechados, a participação é restrita a um mailing de convidados, pois envolvem a solicitação de áreas específicas da empresa.

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade