Hirota investe em embalagens “case-ready” para reduzir perdas e elevar competitividade

Avaliação:

(1 Avaliação)

Reportagem SA Varejo -

Opção busca atender ao novo perfil de consumidores cada vez mais exigentes

Foto: Divulgação

Para tentar minimizar as perdas com desperdícios, a rede Hirota  tem buscado trazer para seu mix de produtos opções que atendam a demanda por conveniência e segurança alimentar, ao mesmo tempo em que ofereçam qualidade com maior shelf life, apoiando, assim a redução de perdas e favorecendo a sustentabilidade da operação.

“Hoje em dia, com a expansão das lojas menores, principalmente aquelas que estão dentro dos condomínios, as embalagens case ready são fundamentais para possibilitar a oferta de proteínas de qualidade. Sem elas não seria possível comercializar carnes nestas lojas, o desperdício seria altíssimo. São lojas que contam com número reduzido de profissionais para reabastecimento. Por esta razão, buscamos produtos que otimizam mão de obra e espaço, e ainda reduzem os índices de perdas, fator que faz parte da nossa estratégia em busca de operações mais sustentáveis”, explica Hélio Freddi, Diretor de Operações da Rede Hirota Food.

Essas embalagens, chamadas case ready,  aumentam o tempo de vida útil da carne embalada para até 90 dias, sem comprometer a qualidade do produto. Isto porque os sistemas a vácuo limitam o crescimento de agentes microbiológicos e permitem a maturação natural da carne. O coordenador de soluções para o Varejo da Sealed Air para América Latina, Leonardo Hirschmann, explica que, neste caso, o produto já vem porcionado e padronizado, com validade estendida, garantia de origem e otimiza a operação do varejo. “A carne que já chega embalada e pronta para a exposição não necessita de manipulação adicional nas lojas, o que reforça ainda mais a nossa preocupação pela segurança alimentar, redução de perdas  e otimização de custos com mão de obra e material de embalagem (isopor e filme), aumentando a competitividade, principalmente no caso das lojas menores, como as de conveniência”, afirma o executivo.

O acordo com Freddi, o varejo de conveniência tem encontrado um novo perfil de consumidores cada vez mais exigentes. “Percebemos que as novas gerações estão muito bem preparadas para o consumo. A decisão de compra vai além da análise do preço, eles estão atentos à aparência, querem saber procedência, como o produto foi preparado e seu impacto no meio ambiente. Por esta razão, entendemos a necessidade de embalagens eficientes, que tragam transparência e garantam atratividade para atender este novo perfil de consumo e gerar uma ótima experiência, principalmente quando se trata de produtos mais nobres, que exigem uma apresentação diferenciada”, explica o executivo.

Outra categoria que também depende de embalagens seguras e convenientes é o e-commerce. Na rede Hirota, cerca de 15% das vendas hoje são referentes ao varejo eletrônico e há expectativa de crescimento. “Para avançar nesta operação, estruturas favoráveis de proteção para produtos frescos, como carnes, são extremamente necessárias”, afirma Freddi. O executivo da Sealed Air complementa e explica que os benefícios das embalagens case ready favorecem a operação de delivery para supermercados, principalmente se estiver em conjunto com soluções eficientes de embalagens secundárias. “O e-commerce de alimentos depende totalmente de correta proteção para garantir uma boa experiência ao consumidor — tanto das embalagens primárias, que auxiliam na redução de desperdício de alimentos; como nos sistemas de proteção secundários para controlar temperatura e proteger os itens contra avarias durante o trajeto”, finaliza.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                     LinkedIn                                                    ,                                                    Instagram                                                    e                                                    Facebook                                                    !

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade