Frangos crocantes aumentam a rentabilidade da categoria em relação aos outros empanados

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Execução é essencial para incentivar a compra de itens de maior valor agregado: Seara compartilha pesquisas sobre critérios de decisão do shopper para guiar exposição nas gôndolas

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Foto: Devulgação Seara


A categoria de empanados tem um segmento nitidamente em ascensão: o de Frangos Crocantes. Eles contam com preço médio 40,5% superior ao do atual mercado de empanados, conforme dados Scantrack/Nielsen referentes ao autosserviço alimentar e ao cash & carry. Boa parte desse avanço vem de investimentos da Seara , que, entre outras iniciativas, lançou itens de maior valor agregado, com o intuito de dobrar a categoria de tamanho. 

A marca tem dado suporte aos varejistas por meio de materiais de merchandising e ativações, além de compartilhar insights de estudos e pesquisas realizadas com consumidores e shoppers. Uma delas traz a árvore de decisão, informação essencial para uma execução eficiente nas gôndolas. Trata-se da Pesquisa Shopper de Congelados, que identificou o seguinte racional de compras

  • Ocasião de consumo: para acompanhamento (“mistura”) ou para lanche/refeição 
  • Acompanhamento (Mistura): se o objetivo for esse, o shopper segue, na sequência, definindo o tipo de proteína (frango, peixe ou carne vermelha). O passo seguinte é decidir se vai levar para casa um congelado/resfriado ou um item in natura. Depois, é feita uma análise do preço, seguido pela marca/local de compra
  • Lanche/refeição (hambúrguer, kibe, nuggets, etc.): nesse caso, o shopper avalia o sabor, quantidade, embalagem, marca e preço – nessa ordem

O levantamento detalha três ocasiões de consumo, que devem ser refletidas na segmentação da exposição: 

  1. Dia a dia
  2. Lanches e Refeições
  3. Restaurante em casa

Todas essas ocasiões são contempladas pelo portfólio da Seara. A marca também oferece produtos que atendem os principais atributos buscados pelos consumidores. Em primeiro lugar, busca-se empanados que sejam crocantes e sequinhos (33% das pessoas). Outro ponto importante é ter variedade e inovação, citados por 26%, além de sabor e suculência (23%). 

De maio – quando os lançamentos da Seara começaram a chegar no varejo e os investimentos ganharam força – até agosto, a categoria cresceu em valor 25%, também segundo informações da Nielsen/Scantrack, com dados do varejo alimentar (cash & carry e autosserviço). Isca de Frango e Coxinha da Asa estão entre as 10 novidades da fabricante que chegaram às lojas. Ao todo, o portfólio de empanados da Seara conta com 30 itens. 

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