Formato de loja tendência no varejo deve dobrar o valor movimentado

Avaliação:

(11 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Pesquisa mostra que segmento vai crescer consideravelmente este ano em uma de suas áreas de atuação

Foto: Divulgação

A tendência de crescimento do setor de minimercados autônomos deve continuar este ano. Em 2022, o segmento movimentou quase R$ 1,8 bilhões em transações, e a expectativa para este ano e dobrar o valor. A aposta é de Leandro Fidelis, sócio-fundador da AMLabs, empresa especializada em softwares de gestão e pagamentos para operadores de Vending Machine, Micro Market e OCS com mais de mil clientes no Brasil.

Segundo a 4ª edição do AMLabs Summit, em 2022 a presença dos minimercados autônomos em condomínios residenciais foi o principal destaque do setor, e representou mais de 80% das atuações. O formato também é uma aposta nos escritórios. Das mais de 100 empresas que responderam à pesquisa, 30% revelaram estar presentes no ambiente de trabalho.

“Esta, aliás, talvez seja uma das grandes mudanças provocadas pela pandemia da Covid-19. Hoje em dia, ter a possibilidade de não precisar nem mesmo sair do condomínio em que mora para fazer suas compras é visto como extremamente atrativo pelas pessoas. E os fatos para isso vão desde não ter a necessidade de dirigir até evitar aglomerações e longas filas em um supermercado, por exemplo”, afirma Fidelis.

Para 2023 uma das tendências é que o número de minimercados autônomos cresça consideravelmente em empresas. “Aos poucos os escritórios estão ficando mais ocupados, então naturalmente surge o problema de como atrair os funcionários para manter uma rotina leve e agradável. Uma das ações que estão sendo tomadas é justamente a implementação dos minimercados autônomos. Aqui, a título de curiosidade, cabe explicar que os produtos oferecidos nestes ambientes são diferentes. Nos condomínios residenciais são ofertadas mercadorias como cerveja, pão, macarrão, molho, pasta de dente e papel higiênico, ou seja, uma quantidade muito mais ampla de materiais, que não fazem sentido nas empresas. Já estas vendem bastante refrigerante, chocolate e snacks, entre outros produtos”, explica o executivo.

A consolidação traz também desafios. O futuro dos minimercados passa pela resolução de problemas tais quais os furtos de mercadorias, considerada a grande preocupação das empresas. “Assim como desenvolvemos tecnologias para trazer comodidade e conforto, também estamos trabalhando em soluções que tragam mais segurança. Tenho certeza que 2023 será um ano de crescimento e novidades que venham agregar”, conclui.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:     LinkedIn    ,     Instagram     e     Facebook

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade