Estudo mostra comportamento do shopper, itens mais consumidos e dados de ruptura

Avaliação:

(1 Avaliação)

Reportagem SA+ -

Levantamento referente ao primeiro semestre foi feito pela Neogrid, que vai apresentar amanhã números atualizados do terceiro trimestre e soluções para o varejista enfrentar os desafios do setor

Foto: Stock Adobe

O estudo Panorama do Consumidor, elaborado ao longo do primeiro semestre de 2022, pela Neogrid, empresa especializada em soluções para a gestão da cadeia de suprimentos, mostra que no período a alta nos preços atingiu a cesta de proteínas dos brasileiros, motivando a substituição de alguns alimentos ou marcas. Essa tendência foi observada, principalmente, na troca da carne bovina por outros produtos, como ovos, linguiça, carne suína e frango.  Todos esses produtos apresentaram aumento de presença nos carrinhos de compra em 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado.

No primeiro semestre deste ano a presença de ovos no carrinho representava 6,9% diante de 4,3% em 2021. O frango, em 2022, esteve presente em 12,6% dos carrinhos, um aumento de 2 pontos percentuais ante os seis primeiros meses do ano passado.  A carne suína esteve presente em 3,5% dos carrinhos em 2022 e 2,8% em 2021.

Outro dado relevante a respeito do comportamento do consumidor é o aumento da presença de produtos industrializados nos carrinhos de compra, de 77,8% no 1º trimestre de 2021 para 81,3% no mesmo período deste ano, frente à diminuição da incidência dos itens da categoria hortifrúti, de 42,2% a 39,3%. Isso pode ter ocorrido em função do aumento de preços desses produtos e pela redução de refeições feitas em casa, no contexto de arrefecimento da pandemia. As bebidas alcoólicas também apresentaram queda na quantidade média de itens comprados, sugerindo redução no consumo em casa.

A alta na inflação, além de impactar no bolso do consumidor, pode representar mudanças nos resultados da indústria e do varejo e na forma de gerir um negócio. Isso porque ela também afeta a disponibilidade de produtos nas prateleiras de supermercados, causa ruptura na cadeia produtiva e modifica as vendas das categorias. Com isso, o varejo alimentar trabalha com o seu menor índice de estoques registrados em dois anos. Os dados de ruptura da Neogrid demonstram que a média de indisponibilidade de estoque chegou a 11,2% no primeiro semestre de 2022 - 0,2 pontos percentuais a mais do que o mesmo período do ano passado.

Para falar sobre a tendência do setor , os desafios no atual cenário e apresentar o novo panorama com dados do terceiro trimestre, a Neogrid realiza amanhã (10/11) o Neogrid Summit - um encontro de inteligência e tecnologia que reúne especialistas e consultores do varejo e de toda a cadeia de consumo. Durante o evento serão apresentadas  novas possibilidades tecnológicas para varejistas e fabricantes, números exclusivos sobre o comportamento do consumidor no país, como o comportamento do consumidor diante da cesta de consumo, vendas e ruptura de estoque, produtos promocionados e precificação e representatividade no e-commerce. além de novidades da empresa para 2023.

Pioneira no mercado nacional de Trade Promotion Management (TPM), a empresa brasileira de tecnologia Arker , que compõe o ecossistema da Neogrid, juntamente com  Horus,  Lett,  Predify  Smarket , estará presente para apresentar os novos dados do setor e soluções tecnológicas para o varejistas enfrentarem os desafios do setor. 

O encontro será no WTC Events São Paulo. Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo, São Paulo - SP, a partir das 13h30. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site da Neogrid Summit .

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:     LinkedIn    ,     Instagram         Facebook

Veja mais sobre: Neogrid, Arker, consumidor, Summit

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade