Especialista analisa estratégia do Carrefour no Ceará

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Reportagem SA+ -

O cenário competitivo é um dos fatores que podem ter levado a rede a encerrar o modelo de hipermercados na região


Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

A competitividade e a aderência da tecnologia para o consumo são fatores que podem ter levado o Carrefour a diminuir sua parcela de hipermercados no Ceará, segundo Miguel Dyna, consultor e sócio da PWR Gestão . Para ele, o Carrefour não teve uma aderência eficaz, pois não conseguiu se tornar parte integrante do cotidiano da população, e isso se deve às estratégias de marketing e propaganda.

Em relação à tecnologia, o especialista acredita que os consumidores estão utilizando cada vez mais ferramentas como o WhatsApp e iFood, por exemplo, algo que impacta a forma tradicional de compras realizada por meio dos supermercados e hipermercados. Apesar disso, Dyna ressalta que no estado há uma cultura forte de comércio, tanto que algumas pessoas têm o costume de frequentar varejos alimentares diariamente. 

O especialista também destaca que a tecnologia tem permitido que bandeiras com uma estratégia de preços mais agressivas como o Atacadão e Sam’s entrem no mercado com mais força. 

Sobre as lojas que serão convertidas nos formatos de clube de compras e atacarejo, Dyna espera que ocorram alterações significativas na parte logística, principalmente nos processos internos, em prol de uma excelência operacional maior. Ele também prevê que as bandeiras vão buscar por uma padronização tendo em vista os preços mais competitivos.

Relembre

No final de 2023, foi anunciado que a bandeira Hipermercado Carrefour iria encerrar suas atividades em diversas regiões, dentre elas, o Ceará .

Sendo assim, as unidades de Maraponga e Fátima em Fortaleza (CE), por exemplo, serão convertidas em Atacadão. Enquanto isso, a unidade em Washington Soares, também na capital, será transformada em um Sam’s Club. Somente a loja localizada na avenida Bezerra de Menezes será fechada.

Em nota, a empresa afirmou que a conversão da unidade de Maraponga tem o intuito de oferecer uma melhor opção de compras para a necessidade dos clientes na região.

Esse movimento vai de acordo com o planejamento anunciado em novembro que previa a conversão de 40 hipermercados em lojas no formato de atacarejo e do Sam’s  entre 2024 e 2026, sendo que metade dessas operações devem ocorrer este ano.

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Fonte: Nosso Meio

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