Entenda por que o cenário atual exige do varejo maior foco em sortimento do que em preço

Avaliação:

(4 Avaliações)

Conteúdo patrocinado por ANUFOOD Brazil -

O mix é uma estratégia-chave para fidelizar consumidores e sobretudo rentabilizar o negócio. Saiba como e onde identificar inovações e produtos diferenciados para o seu supermercado


Foto: iStock


Sortimento é o atributo número 1 na satisfação dos consumidores em relação a um supermercado, aponta levantamento da consultoria dunnhumby. Outros fatores relacionados à variedade do que é comercializado também fazem parte da lista. Produtos frescos, naturais e orgânicos, por exemplo, são o 4º item mais importante, enquanto marca própria vem logo a seguir. A mensagem é bastante clara: o mix é uma estratégia-chave para fidelizar o cliente, que vem mudando de hábitos rapidamente, além de ajudar a rentabilizar o negócio

Mas, diante de uma quantidade enorme de SKUs disponíveis no mercado, quais selecionar para atender o consumidor? E onde procurar por esses produtos? 

Para responder à primeira pergunta, o varejista deve partir da identificação daqueles que atendem novas necessidades da sua clientela. O que, conforme estudos de hábitos de compra, passa sobretudo por marcas locais e produtos artesanais e com apelo à saudabilidade

“O consumidor está procurando mais alimentos saudáveis, orgânicos e veganos. Os supermercados já estão atentos e têm buscado ampliar as opções que seus negócios oferecem a esse público crescente”, observa Michael Fine, gerente da ANUFOOD Brazil

Ele explica que essa tendência terá atenção especial na edição deste ano da feira, que será realizada entre os dias 12 e 14 de abril de 2022, no São Paulo Expo, na capital paulista. O evento, aliás, pode ser uma alternativa interessante à dúvida de muitos varejistas sobre onde procurar os produtos que mais se encaixam no sortimento do seu supermercado. 

Mais de 900 marcas

A feira contará com mais de 300 expositores de alimentos e bebidas, cujo número de marcas somadas supera 900. Um deles é a food tech do segmento de lácteos NoMoo, que fornece produtos 100% de origem vegetal. Engana-se quem imagina que o principal público da linha é apenas o de vegano e o de pessoas com intolerância. 


Foto: Divulgação
 

“Os consumidores vêm buscando alternativas à alimentação tradicional, por motivos de saúde, ideologia e até emagrecimento”, diz Marcelo Doin, sócio-fundador da NoMoo. Segundo ele, a maioria dos consumidores da marca é composta por flexitarianos – que priorizam a alimentação vegetariana, mas eventualmente comem algum tipo de carne – e por pessoas que buscam uma alimentação mais consciente e saudável, conceito conhecido como welness. 

“A NoMoo triplicou de tamanho no último trimestre de 2021. Em 2022, pretendemos crescer em 300% o nosso faturamento, com o lançamento de novos SKUs, exportações e abertura de novos pontos de venda”, prevê Doin.

Inovação no mix

Outra forma de conhecer novos produtos e fornecedores é por meio da Local.e e da Muda Meu Mundo, duas plataformas que conectam varejistas a produtores (uma de produtos industrializados e outra de hortifrútis), que estarão presentes na ANUFOOD Brazil deste ano. 

Para se ter uma ideia sobre a importância das inovações para os negócios, levantamento feito pelo instituto Toluna em parceria com a Local.e constatou que 84% dos brasileiros gostam de experimentar novos produtos e que 53% sentem falta da variedade de produtos e marcas nos supermercados. 

Conteúdo para o varejo

Neste ano, a estimativa é de que a feira receba 12 mil visitantes. Desse total, 20% deverão ser varejistas do setor de supermercados. Muitos estão se organizando para comparecer ao evento. É o caso de uma caravana com 11 supermercadistas de Tocantins. “É uma oportunidade para os empresários tocantinenses trocarem experiências e debaterem o futuro do setor”, explica João Marcelo Nogueira Vaz, assessor de Finanças da Supercont, que organizou a vinda dos participantes para o evento. 

O grupo também vai acompanhar o 1º Congresso Nacional para Supermercados de Bairro, que ocorre dentro da ANUFOOD Brazil, em parceria com a Expo Supermercados nos dias 13 e 14 de abril das 10h às 12h, no auditório principal da feira.

Em relação à 2ª edição realizada em 2020, a ANUFOOD Brazil deste ano apresenta um aumento de 38% na quantidade de expositores. Destaque para os 11 pavilhões internacionais com a participação de 16 países, como EUA, Argentina, Peru, Uruguai, Itália, Alemanha, Turquia, Indonésia e Sri Lanka. Os produtos nacionais também terão forte presença nos sete pavilhões organizados por Sebrae, Sebrae-RS, Sebrae-MG RZMV, CNA/AGRO.BR, MAPA/SAFC, Organis e Local.e.  Além disso, haverá 3 auditórios com mais de 60 horas de informação, além de três rodadas de negócios.  


Clique aqui e veja como participar da ANUFOOD Brazil

Conheça a programação de conteúdo completa dos auditórios

 

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade