Em busca de liquidez, Carrefour negocia venda de CD e lojas para a Barzel

Avaliação:

(7 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Operação deve totalizar cerca de R$ 1,3 bilhão

Foto: Divulgação

O Carrefour Brasil está negociando com a Barzel a venda de cinco centros de distribuição (CD) e cinco lojas próprias pelo valor aproximado de R$ 1,3 bilhão, o que representa R$ 1,1 bilhão líquido de impostos e taxas.

Segundo o comunicado divulgado pela empresa, os ativos serão arrendados de volta ao Grupo por meio de contratos com prazos de 20 anos, renováveis por períodos adicionais de cinco anos, para garantir a continuidade das operações (“sale and leaseback”, em inglês). O custo com aluguel desses imóveis será de cerca de R$ 10 milhões por mês, com taxa de capitalização de 9,1%.

Ainda de acordo com a empresa, a Barzel foi selecionada após um processo competitivo que contou com outras empresas do mercado. A operação ainda está sujeita a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Caso a operação não seja concluída dentro do período de exclusividade acordado entre as partes, o Carrefour informa que retomará as negociações com os demais concorrentes que apresentaram ofertas no processo competitivo.

“A operação de ‘sale and leaseback’ está em linha com a estratégia do Grupo Carrefour Brasil de maximizar a eficiência operacional e financeira baseada na revisão contínua de seus ativos imobiliários. Nesse contexto e considerando as oportunidades observadas no setor imobiliário, o Grupo decidiu rentabilizar ativos com perfil voltado para distribuição e logística”, diz a companhia em comunicado.

Vale lembrar, que desde a crise das Americanas, que dificultou o acesso ao crédito, empresas de consumo tem buscado a venda de ativos como forma de obter liquidez e reduzir a alavancagem financeira.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn Instagram  Facebook 

Fonte: Valor Econômico

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade