Dia reduz 15% do desperdício alimentar e pretende ultrapassar o dobro desse número até 2026

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Reportagem SA+ -

Estratégias da varejista envolvem parcerias com empresas, descontos e doações


Foto: Divulgação

O Dia  acaba de divulgar que, em relação a 2021, houve uma redução de 15% no desperdício de alimentos globalmente em sua companhia, desde o CD até a loja. Além disso, a rede segue com o objetivo de fazer essa porcentagem chegar a 40% dentro dos próximos 3 anos.

O marco, alcançado por meio dos objetivos traçados no Plano de Sustentabilidade de 2021-2023, é reflexo da implementação de medidas para agregar valor e promover o consumo sustentável, além da mensuração do progresso em todos os países de atuação. 

Dentre algumas das medidas aplicadas estão a melhora na gestão de estoques em CDs e lojas, a aplicação de descontos em produtos próximos ao vencimento, as parcerias com empresas de tecnologia, a doação de produtos aptos para consumo, mas não para venda; e a valorização de resíduos.

Dessa forma, com a ênfase na prevenção e formatos de serviço adaptados para cada produto e área de atuação, foi possível otimizar os pedidos para atender às necessidades de vendas de cada estabelecimento, reforçar o estoque de itens frescos e monitorar diariamente a qualidade e validade de cada produto com base na rotação e disponibilidade de estoque.

E como isso funciona na prática? No Brasil os consumidores podem adquirir produtos próximos ao vencimento com descontos acima de 50%, graças a uma parceria com a empresa B4Waste – uma colaboração que “salvou” 200 toneladas de alimentos no último ano

Já na Espanha, uma das marcas de cerveja vendida é produzida com excedentes dos pães das lojas, promovendo a economia circular, além de combater o desperdício. 

Em Portugal desde o final de 2021 a empresa colabora com TooGoodToGo, uma plataforma onde clientes podem comprar um pacote surpresa que leva alimentos com um preço reduzido e já evitou o desperdício de mais de 100 mil kg de comida

Além dessas estratégias de vendas, na prática as doações também são uma forte tática, apesar da redução de excedentes entre 2021 e 2022. Somente no território nacional mais de 50 toneladas de produtos foram doados para instituições cadastradas no programa Comida no Prato. Na Argentina ocorrem doações a Bancos de Alimentos há mais de uma década, e na Espanha mais de 87 mil kg de itens adequados para o consumo, mas não para a venda foram doados em 2022

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