Cresce número de consumidores que compram em locais com programas de fidelidade

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Reportagem SA+ -

80% acredita que essa é uma boa estratégia de relacionamento com a marca


Foto: Adobe Stock

De 2022 para 2023, o número de pessoas que preferem realizar suas compras em locais com programas de fidelidade foi de 72% para 85,2%, um crescimento de mais de 10 p.p. Cerca de 8 a cada 10 indivíduos afirmam que esses programas são um marco positivo no relacionamento com a marca, e a possibilidade de receber benefícios por aquisições que já fariam de qualquer forma é o principal motivo pelo qual os brasileiros participam dessas ações (53,8%). 

Os dados foram divulgados na 3ª edição do Panorama da Fidelização no Brasil, realizado pela ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), em parceria com o Tudo Sobre Incentivos , plataforma de educação que busca fomentar ideias e conceitos sobre loyalty.

Outros motivos pelo qual clientes aderem à prática são pela oportunidade de economizar dinheiro ou fazê-lo render mais (43,4%), e realizar um sonho ao resgatar uma viagem (20%). Aproximadamente 16% dos entrevistados sentem que não participar dos programas significa perder dinheiro, 8,8% gostam de receber uma melhor experiência de compra e mais benefícios e 7% busca ter acesso à primeira mão de produtos antes de outros consumidores. 

Mais da metade das pessoas (64,1%) acham que os programas trazem benefícios tanto para as companhias quanto para os consumidores e quase todos os consumidores (93,9%) acreditam que empresas com essa iniciativa são mais confiáveis e transparentes.

A pesquisa, realizada em agosto deste ano com 2,3 mil adultos de várias regiões e classes sociais, também avaliou que benefícios que trazem comodidade, personalização e variedade são muito apreciados pelos clientes. Dentre as recompensas mais citadas estão os descontos exclusivos (45,9%), o frete grátis para todas as compras (41,1%), os produtos ou serviços de marcas parceiras grátis ou com desconto (25,8%), a entrega mais rápida (24,5%), as ofertas personalizadas (22,4%) e os brindes da marca (20,7%).

Quando questionados sobre as características de ações de fidelização que causavam mais sensações positivas, obter cashback, cupons de desconto e resgate de recompensas foram algumas das mais citadas.

Além disso, 80,8% dos respondentes conseguiram alcançar algum benefício relevante no último ano. Sobre quantos programas cada pessoa participa, cerca de metade das pessoas afirmaram estar em até 3; 17,7% em até 5; 6,1% em até 8; e 3,5% em mais de 8.

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