Conheça 5 sazonalidades que aumentam as vendas de salgadinhos

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Conteúdo Patrocinado por PepsiCo -

Alguns desses momentos acontecem simultaneamente a partir de agora. Prepare o seu supermercado!

Fotos: Divulgação

Todo fim de semana é uma data sazonal para a categoria de salgadinhos. Pode parecer exagero, mas os relatórios de vendas mostram que a procura pelos snacks sempre crescem entre sexta-feira e domingo, período em que os supermercados precisam ficar atentos com a reposição para não ocorrer ruptura.

Ao longo do ano, porém, outras sazonalidades se mostram importantes para o segmento. Em todas, os estoques devem estar reforçados e, além da gôndola natural, a execução em ilhas e demais pontos extras pode gerar rápidos resultados no caixa das suas lojas. Fabricante dos salgadinhos mais vendidos, a PepsiCo conhece profundamente esse mercado e é parceira do varejo na conquista de crescimento em vendas e rentabilidade, por meio da área de GC.

 Saiba quais são os principais momentos sazonais:

Verão

A estação mais sociável do ano é o momento em que as pessoas saem da rotina e encontram com mais frequência amigos e familiares. Não por acaso, o consumo de salgadinhos chega a ser quatro vezes superior ao de alguns outros períodos. Todo verão significa aumento nas vendas, mas este que se aproxima deve ser o melhor de todos os tempos, pois marca a volta das atividades sociais após os piores momentos da pandemia e terá as viagens concentradas dentro do Brasil. Sua loja precisa estar preparada com mix completo na gôndola natural e pontos extras em locais de alto fluxo, conforme recomenda a empresa que fabrica LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES® e CHEETOS® e outras marcas adoradas pelos brasileiros. Divulgações em todos os canais de contato com seu público também irão estimular as vendas.  

Futebol

Metade dos brasileiros se revela grande fã de futebol. A imensa maioria dessas mais de 100 milhões de pessoas gosta de assistir aos jogos acompanhada. Esse comportamento representa grande oportunidade para as vendas de snacks como amendoim e batata adulto. A recomendação da Pepsico é que o varejo esteja atento ao calendário dos jogos para realizar ações no PDV, como cross merchandising com categorias correlatas. A combinação salgadinhos + bebidas é um exemplo de iniciativa certeira.

Vale lembrar que, além da popularidade dos times nacionais, cada vez mais pessoas assistem aos jogos da Europa, onde atuam os maiores astros do futebol mundial. Grandes partidas da Champions League, por exemplo, também são oportunidades para vender mais snacks. 

Black Friday

Ninguém lembra mais como era o comportamento de compras em novembro antes de 2010, quando a Black Friday chegou ao Brasil e mudou de vez os hábitos dos consumidores no penúltimo mês do ano. A data é garantia de vendas, inclusive de produtos indulgentes como os salgadinhos – no ano passado, 57% dos internautas compraram algo nesse período. A PepsiCo recomenda promover ações como combos, promoções, packs e banners digitais para alavancar as vendas nesse período. 

Natal 

Tradicional acompanhamento das refeições, a batata palha registra um aumento médio de 7% nas vendas no fim de ano. Em 2021 o resultado pode ser ainda mais expressivo, já que muitas famílias voltarão a se reunir neste Natal após meses de isolamento social. Além da exposição no corredor de molhos e condimentos, a PepsiCo recomenda cross merchandising com as categorias consumidas na ceia natalina e exposições adicionais pela loja.

Festas Juninas/São João

Tudo indica que em 2022 a população brasileira voltará a festejar o São João ou as Festas Juninas, grande momento no calendário de festividades do país. Quando esse momento chegar, lembre-se que o amendoim é um dos protagonistas e suas vendas chegam a crescer 9%. Além disso, salgadinhos de milho (extrusados) também apresentam grande potencial na ocasião. Ambos os segmentos devem estar expostos em cross com categorias correlatas. Outra dica é apostar em exposições diferenciadas que gerem visibilidade no PDV.

No ano passado, a categoria de salgadinhos movimentou quase R$ 15 bilhões de acordo com levantamento do Euromonitor. Aproveitar os momentos sazonais pode fazer esse número avançar ainda mais, gerando bons resultados em toda a cadeia de distribuição.  

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